O estágio supervisionado na área de gestão escolar na LEDOC/UFERSA – dispositivo de formação e desenvolvimento profissional docente?

Autores

  • Emerson Augusto de Medeiros emerson.medeiros@ufersa.edu.br
  • Késia Kelly Vieira de Castro kesia.castro@ufersa.edu.br

Resumo

The supervised student teaching in the school management area at LEDOC/UFERSA - development device and teaching professional development?

Resumo

Este texto tem como propósito central apresentar reflexões a respeito do Estágio Supervisionado na área de Gestão Escolar, no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (LEDOC/UFERSA). Caracteriza-se como um relato de experiência que se ancora, em termos metodológicos, tanto na experiência profissional dos/as professores/as-formadores/as quanto na análise de “relatórios conclusivos” produzidos a respeito das atividades vividas no Estágio pelos/as formandos/as no semestre letivo de 2019.1. Defendemos que o Estágio Supervisionado na área de Gestão Escolar se configura para os/as discentes da LEDOC/UFERSA como um dispositivo de formação e desenvolvimento profissional docente, haja vista que, no decorrer das atividades desenvolvidas nas escolas, campo do Estágio, há o aprimoramento e a construção de diferentes saberes e conhecimentos acerca da realidade educacional. Validamos ainda que o Estágio, no contexto abordado, se apresenta como um elemento fundamental para a materialização de uma formação docente ancorada na relação teoria e prática, conduzindo-se, nesse sentido, com a práxis.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Gestão Escolar; Licenciatura em Educação do Campo.

 

Abstract:

This text aims at presenting reflections about the Supervised Student Teaching, in the School Management area, in the Interdisciplinary Field Education Course of the Rural Federal University of Semi-Arid (LEDOC/UFERSA). It is characterized as a report of experience that is grounded, methodologically speaking, both on the professional experience of the teachers and on the analysis of “concluding reports” produced about the activities carried out by the trainees in the semester 2019.1. We argue that the Supervised Student Teaching in the School Management area is characterized for LEDOC/UFERSA students as a training and professional development device for teachers, since in the course of the activities carried out in the schools, the supervised student teaching field, there are the improvement and the construction of different knowledge and skills about the educational reality.

Keywords: Supervised Student Teaching; School management; Degree in Rural Education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Discursos e Sociedade da UFERSA.

E-mail: emerson.medeiros@ufersa.edu.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-3988-3915

Késia Kelly Vieira de Castro

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Desenvolve estudos, entre outros, com ênfase nas áreas de Ensino de Química e Estágio Supervisionado.

E-mail: kesia.castro@ufersa.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3804-1364

Downloads

Publicado

09/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1575
  • PDF downloads: 969

Como Citar

DE MEDEIROS, E. A.; DE CASTRO, K. K. V. O estágio supervisionado na área de gestão escolar na LEDOC/UFERSA – dispositivo de formação e desenvolvimento profissional docente?. Revista Cocar, [S. l.], n. 8, p. 219–241, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3056. Acesso em: 22 dez. 2024.