Abordagem Transversal do Ensino e Aprendizagem da Língua Materna e Promoção de uma Educação para a Cidadania Global

Autores

  • Cristina Manuela Sá cristina@ua.pt
  • Luciana Mesquita lucianamesq@gmail.com

Resumo

Transversal Approach of Teaching and Learning of the Mother Tongue and Promotion of na E

Resumo

A sociedade do séc. XXI apresenta algumas características nunca antes observadas, dentre as quais se destaca a globalização associada a constantes mutações. Por ser uma nova sociedade, requer um novo modelo educativo, que deverá ser centrado em competências de natureza variada, que dizem respeito a todas as áreas do saber. É fácil de perceber que, neste contexto, o ensino e aprendizagem da língua materna ocupam um lugar de destaque, pois conduzem ao desenvolvimento de competências transversais relacionadas com a comunicação oral e escrita, essenciais para a integração social e o exercício de uma cidadania crítica e interventiva. Neste texto, refletimos sobre a relação entre o ensino e aprendizagem da língua materna e a promoção de uma educação para a cidadania global a partir de estudos que desenvolvemos.

Palavras-chave: Educação para a cidadania global; Transversalidade da língua materna; Ensino e aprendizagem da língua materna.

 

Abstract

The 21st century society presents some original characteristics, namely globalization generating a tendency to permanent change. Being a new society, it requires a new model of education, focused on competencies of several natures and related with all areas of knowledge. It is easy to understand how relevant is the role played by the teaching and learning of the mother tongue in this context, taking into account the fact that they contribute to the development of transversal competencies in oral and written communication, essential for social integration and the exercise of a critical and active citizenship. In this text, we reflect on the interaction between the teaching and learning of the mother tongue and the promotion of an education for global citizenship based on studies we have developed.

Key words: Education for global citizenship; Transversality of the mother tongue; Teaching and learning the mother tongue.

 

 

 

ducation for Global Citizenship

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Manuela Sá

É doutorada em Didática pela Universidade de Aveiro (Portugal), onde é professora e investigadora desde 1985. Atualmente trabalha no Departamento de Educação e Psicologia. É coordenadora do Grupo de Investigação 1 (Linguagens, Discursos e Identidades) e do Laboratório de Investigação em Educação em Português do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da mesma universidade. Interessa-se particularmente pela operacionalização da transversalidade da língua portuguesa, temática que aborda nas suas atividades de docência, supervisão e investigação.

E-mail: cristina@ua.pt   Orcid: orcid.org/0000-0002-8768-661X

Luciana Mesquita

É graduada em Letras e em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Maranhão – Brasil, é mestre em Supervisão e doutora em Educação (no ramo Didática e Desenvolvimento Curricular) pela Universidade de Aveiro. Atualmente trabalha como tradutora inglês-português e administradora de conteúdos para uma revista e é membro colaborador do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF – Universidade de Aveiro). E-mail: lucianamesq@gmail.com

Orcid: http//orcid.org/0000-0003-1881-6975

Downloads

Publicado

09/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 435
  • PDF downloads: 203

Como Citar

SÁ, C. M.; MESQUITA, L. Abordagem Transversal do Ensino e Aprendizagem da Língua Materna e Promoção de uma Educação para a Cidadania Global. Revista Cocar, [S. l.], n. 8, p. 315–332, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3061. Acesso em: 25 abr. 2024.