Pedagogia nas Produções Acadêmicas da Pós-Graduação em Educação no RS: Análise dos Movimentos de Sentidos
Resumo
Pedagogy in Academic Production of Graduate Education in RS: Analysis of the Movements of Senses
RESUMO
O texto sistematiza estudo dos sentidos de Pedagogia e de Curso de Pedagogia, nas teses e dissertações da Pós-graduação em Educação pública no RS, concluídas entre 2010 e 2019. Comparou-se os sentidos e avaliou-se a evidência de uma defesa da Pedagogia como ciência da Educação. O aporte teórico-metodológico teve por base a Análise de Movimentos de Sentidos – AMS. Observou-se que na produção acadêmica, assim como no cotidiano dos cursos licenciatura em Pedagogia, a concepção de Pedagogia é negligenciada ou, quando evidenciada, é superficial, permitindo imprecisões relativas à descrição da abrangência e especificidade do Curso e do entendimento acerca desta área do conhecimento.
Palavras-chave: Pedagogia; Análise dos Movimentos de Sentidos; Pesquisa em Educação.
ABSTRACT
The text systematizes study of the meanings of Pedagogy and Pedagogy Course, in the theses and dissertations of the Postgraduate in Education, publics, in RS, finish between 2010 and 2019. The meanings were compared and the existence or referral of a defense was evaluated. of Pedagogy as a science of Education. The theoretical and methodological contribution was based on the Analysis of Sense Movements - AMS. It was observed that in the academic production, as in the daily life of the degree courses in Pedagogy, the conception of Pedagogy is neglected or, when evidenced, is superficial, allowing evident inaccuracies regarding the description of the Course's comprehensiveness and specificity and the understanding about this area of knowledge.
Keywords: Pedagogy; analysis of sense movements; research in education
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 489
- PDF downloads: 495