A formação de professores e o seu contributo para a reinvenção da profissão docente

Autores

  • Rui Trindade trindade@fpce.up.pt

Resumo

Teacher education and its contribution to the reinvention of the teaching profession

Resumo

No mundo e no tempo em que vivemos deixou de ser desejável identificar o papel professores em função do modelo do instrutor. Sendo esta uma constatação, de algum modo, consensual, importa discutir, no entanto, qual é a alternativa que pode contribuir para a reinvenção da profissão docente. É este o tema do artigo, onde se defende que é o modelo do professor como interlocutor qualificado, e não o modelo do professor como facilitador, que deve servir de referência à redefinição do trabalho docente. Propostas e justificadas as razões que sustentam uma tal abordagem, torna-se possível, como se faz na segunda parte deste artigo, discutir as implicações de uma tal opção na reconfiguração dos projetos de formação inicial de professores.

Palavras-chave: Docência; Formação inicial de professores; Inovação Pedagógica.

Abstract

In the world and the time we live in, it is no longer desirable that teachers continue to intervene in schools and classrooms according to the instructor's model. However this is a consensual finding, it is important to discuss what is the alternative that is proposed, in order to contribute to the reinvention of the teaching profession. This is one of the themes of this article, where it is argued that it is the model of the teacher as a qualified interlocutor, and not the model of the teacher as a facilitator, that should serve as a reference to redefine teacher’s work. So, it is in the second part of this article, that we discuss the implications of such option in the reconfiguration of teacher’s initial training projects.

Keyword: Teaching; Initial teacher training; Pedagogical innovation.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rui Trindade

Doutor em Ciências da Educação. Docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (PORTUGAL) e Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da mesma instituição.

E-mail: trindade@fpce.up.pt

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8740-5382

Downloads

Publicado

09/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 590
  • PDF downloads: 451

Como Citar

TRINDADE, R. A formação de professores e o seu contributo para a reinvenção da profissão docente. Revista Cocar, [S. l.], n. 8, p. 293–314, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3060. Acesso em: 3 jul. 2024.