A formação de professores e o seu contributo para a reinvenção da profissão docente
Resumo
Teacher education and its contribution to the reinvention of the teaching profession
Resumo
No mundo e no tempo em que vivemos deixou de ser desejável identificar o papel professores em função do modelo do instrutor. Sendo esta uma constatação, de algum modo, consensual, importa discutir, no entanto, qual é a alternativa que pode contribuir para a reinvenção da profissão docente. É este o tema do artigo, onde se defende que é o modelo do professor como interlocutor qualificado, e não o modelo do professor como facilitador, que deve servir de referência à redefinição do trabalho docente. Propostas e justificadas as razões que sustentam uma tal abordagem, torna-se possível, como se faz na segunda parte deste artigo, discutir as implicações de uma tal opção na reconfiguração dos projetos de formação inicial de professores.
Palavras-chave: Docência; Formação inicial de professores; Inovação Pedagógica.
Abstract
In the world and the time we live in, it is no longer desirable that teachers continue to intervene in schools and classrooms according to the instructor's model. However this is a consensual finding, it is important to discuss what is the alternative that is proposed, in order to contribute to the reinvention of the teaching profession. This is one of the themes of this article, where it is argued that it is the model of the teacher as a qualified interlocutor, and not the model of the teacher as a facilitator, that should serve as a reference to redefine teacher’s work. So, it is in the second part of this article, that we discuss the implications of such option in the reconfiguration of teacher’s initial training projects.
Keyword: Teaching; Initial teacher training; Pedagogical innovation.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 675
- PDF downloads: 515