Pedagogia e didática na formação docente no ensino superior – construção da identidade profissional

Autores

  • Maria Célia Borges marcelbor@gmail.com
  • Josenilda de Souza Silva josieifnmg@gmail.com

Resumo

Pedagogy and education in teaching training in higher education - construction of professional identity

Resumo

O presente artigo, resultado de uma pesquisa bibliográfica, apresenta discussão dos conceitos e relações entre as categorias Pedagogia, Didática, formação de professores, desenvolvimento profissional e identidade docente.  Levantamos fatos históricos, conceituais e críticos na discussão, em busca de aperfeiçoar a compreensão e interação entre os conceitos e de reafirmar seus valores na profissão docente.  Destacamos ainda, a importância da formação didático-pedagógica para o desenvolvimento profissional e aperfeiçoamento da identidade docente.   Evidenciamos que nossa história mostra contradições e equívocos referentes ao à formação docente, especificamente na valorização da formação pedagógica, o que deve ser reconsiderado se quisermos, de fato, uma educação de maior qualidade, em nosso país.

Palavras chaves: Formação de professores. Pedagogia e Didática. Identidade docente.

 

 

Abstract

The present article, which is a result of a bibliographic research, presents a discussion of the concepts related to the fields of Pedagogy, Didactics, teacher training, professional development and teacher identity. Historical, conceptual and critical facts were raised along the discussion seeking improvement of the understanding and interaction among the various concepts, and to reaffirm their values in the teaching profession. Furthermore, the importance of didactic-pedagogical training for professional development and enhancement of teaching identity were also highlighted. It was made evident that history reveals contradictions and misconceptions when it comes to teacher training, more specifically in the valuation of pedagogical training, which should be reconsidered if a higher quality education in our country is de facto desired.

Key words: Teacher training. Pedagogy and Didactics. Teacher identity.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Célia Borges

Doutora em Educação/Currículo pela PUCSP (2007)

Docente da Graduação e pós-graduação na Universidade Federal de Uberlândia (Faced/UFU)

E-mails: marcelbor@gmail.com  -    mariacelia@ufu.br

Orcidhttp://orcid.org/0000-0002-5445-023X

Josenilda de Souza Silva

Doutoranda em Educação/Universidade Federal de Uberlândia-UFU

Pedagoga no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/IFNMG Campus Januária.

E-mails: josieifnmg@gmail.com   -  josie.silva@ifnmg.edu.br

Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-0354-6207

 

Downloads

Publicado

09/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 649
  • PDF downloads: 660

Como Citar

BORGES, M. C.; SILVA, J. de S. Pedagogia e didática na formação docente no ensino superior – construção da identidade profissional. Revista Cocar, [S. l.], n. 8, p. 182–199, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3054. Acesso em: 21 nov. 2024.