Pedagogia e didática na formação docente no ensino superior – construção da identidade profissional
Resumo
Pedagogy and education in teaching training in higher education - construction of professional identity
Resumo
O presente artigo, resultado de uma pesquisa bibliográfica, apresenta discussão dos conceitos e relações entre as categorias Pedagogia, Didática, formação de professores, desenvolvimento profissional e identidade docente. Levantamos fatos históricos, conceituais e críticos na discussão, em busca de aperfeiçoar a compreensão e interação entre os conceitos e de reafirmar seus valores na profissão docente. Destacamos ainda, a importância da formação didático-pedagógica para o desenvolvimento profissional e aperfeiçoamento da identidade docente. Evidenciamos que nossa história mostra contradições e equívocos referentes ao à formação docente, especificamente na valorização da formação pedagógica, o que deve ser reconsiderado se quisermos, de fato, uma educação de maior qualidade, em nosso país.
Palavras chaves: Formação de professores. Pedagogia e Didática. Identidade docente.
Abstract
The present article, which is a result of a bibliographic research, presents a discussion of the concepts related to the fields of Pedagogy, Didactics, teacher training, professional development and teacher identity. Historical, conceptual and critical facts were raised along the discussion seeking improvement of the understanding and interaction among the various concepts, and to reaffirm their values in the teaching profession. Furthermore, the importance of didactic-pedagogical training for professional development and enhancement of teaching identity were also highlighted. It was made evident that history reveals contradictions and misconceptions when it comes to teacher training, more specifically in the valuation of pedagogical training, which should be reconsidered if a higher quality education in our country is de facto desired.
Key words: Teacher training. Pedagogy and Didactics. Teacher identity.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 658
- PDF downloads: 666