Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Indexadores
Submissões
Template
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 22 (2017): Jul./Dez. 2017
v. 11 n. 22 (2017): Jul./Dez. 2017
DOI:
https://doi.org/10.31792/rc.v11i22
Publicado:
18/03/2018
Sobre a Revista Cocar
Palavras Iniciais
Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Josebel Akel Fares
01-02
PDF
Editorial
Editorial
José Anchieta de Oliveira Bentes
03-06
PDF
Resenhas
A educação como enigma: entre educação, ética e política em tempos de crises
Alex Sander da Silva
07-12
PDF
Artigos
Potencialidades pedagógicas da história da matemática para o ensino de estatística na educação básica
Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Beatriz Cristina da Silva Delalíbera, Karoline Marcolino Cardoso
13-34
PDF
Contribuições do estágio não obrigatório para estudantes de pedagogia: uma experiência para além da sala de aula
Alan Leite Moreira, Ana Paula Furtado Soares Pontes
35-59
PDF
Educação escolar indígena: impactos e novas formas de colonização
Paulo Augusto Mário Isaac, Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues
60-86
PDF
Formação continuada para educação infantil em municípios da região de Laguna-SC (AMUREL)
Eloisa Filet de Souza, Márcia Buss-Simão
87-108
PDF
História e panorama da formação de professores de educação especial no Brasil
Osni Oliveira Noberto da Silva, Theresinha Guimarães Miranda, Miguel Angel Garcia Bordas
109-126
PDF
Prática avaliativa da aprendizagem em escola multisseriada do campo, Ilha de Cotijuba-PA
Mayra da Silva Corrêa, Luiza Nakayama, Raimunda Kelly Silva Gomes
127-153
PDF
Planos de carreira e remuneração do magistério em municípios paranaenses: dados sobre existência, atualização e transparência
Simone de Fátima Flach
154-176
PDF
Políticas de assistência e proteção à infância na década de 1970: um estudo nos relatórios presidenciais do Brasil
Léia Gonçalves de Freitas, Laura Maria Silva Araújo Alves
177-201
PDF
Influência da monitoria acadêmica na formação do ser docente na enfermagem: um relato de experiência
Márcia Jaínne Campelo Chaves, Elane da Silva Barbosa, Silvia Maria Nóbrega-Therrien
202-227
PDF
O universo metapoético de Paulo Plínio Abreu: reflexões sobre o ensino de literatura da Amazônia
Geovane Silva Belo, Joel Cardoso
228-247
PDF
Corazonar o pensar e o fazer pesquisa em educação como proposta para metodologias outras: esboços germinais
Fernanda Brabo Sousa
248-266
PDF
Currículo e heroísmo docente: um estudo sobre os projetos vencedores do prêmio professores do Brasil como prática curricular de distinção docente
Yáscara Koga, Evandro Ricardo Guindani
267-284
PDF
Educação ambiental e complexidade: potencializando as relações
Fernanda Freitas Rezende, Martha Tristão, Rosinei Ronconi Vieiras
285-302
PDF
Aspectos históricos e institucionais do processo de criação de escola pública de tempo integral no Distrito de Mosqueiro: um estudo de caso na escola professora Maria Madalena Travassos
José Bittencourt da Silva, Maria Cecília de Paula Silva, Ney Cristina Monteiro de Oliveira
303-326
PDF
O fenômeno do bullying em relação aos alunos com necessidades educacionais especiais: um estudo a partir do cotidiano escolar
Maria Luisa Bissoto, Danilo Silva Filho
327-346
PDF
Educação inclusiva e diferença: um estudo sobre a produção do conhecimento na área
Andrea Soares Wuo, Ana Carolina Friggi Ivanovich
347-373
PDF
Exu: cosmovisão, tradição e rito nos candomblés de Nação Ketu
Madelyne dos Santos Barbosa, Éden dos Santos Barbosa, José Gerardo Vasconcelos
374-393
PDF
Saberes conceituais necessários aos professores para a educação inclusiva
Gislaine Semcovici Nozi, Celia Regina Vitaliano
394-412
PDF
Educação no santo daime e as culturas do ser e do estar
Ana Paula Kahmann, Éder da Silva Silveira
413-443
PDF
Livro didático e imagens: uma análise de sua utilização no ensino de história
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Alexandra Ferreira Martins Ribeiro
444-477
PDF
Licenciatura em artes visuais: práticas educativas vivenciadas e a constituição do ser professor
Carla Teresa Costa Pedrosa, Josania Lima Portela Carvalhêdo
478-501
PDF
"Me empresta o lápis cor da pele?". "pele de quem?": decolonizando currículos na educação infantil
Luciene Franceschini, Marta Regina Paulo da Silva, Renata Fernandes Borrozzino Marques
502-521
PDF
A presença da alteridade no contexto de uma escola pública de Blumenau: uma análise a partir dos dizeres de educandos
Ketlin Braatz, Simone Riske-Koch, Tarcísio Alfonso Wickert
522-548
PDF
Pesquisa colaborativa e Educação física: um estudo exploratório nos programas de pós-graduação
Luciane de Almeida Gomes, Evando Carlos Moreira
549-565
PDF
Crianças que dançam, crianças que louvam: saberes e processos educativos presentes na marujada de Tracuateua/PA
Dilma Oliveira da Silva, Nazaré Cristina Carvalho
566-594
PDF
Normas
Normas para publicação
Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Josebel Akel Fares
595-596
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems