A presença da alteridade no contexto de uma escola pública de Blumenau: uma análise a partir dos dizeres de educandos

Autores

  • Ketlin Braatz kbraatz26@gmail.com
    FURB
  • Simone Riske-Koch srkoch@terra.com.br
    FURB
  • Tarcísio Alfonso Wickert wickert2014@outlook.com
    FURB

Resumo

Este artigo tem como temática Alteridade e Educação. Objetiva compreender como a Alteridade está presente no contexto escolar, a partir dos dizeres e atitudes de educandos. Utilizamos Emmanuel Lévinas e Paulo Freire para fundamentar nossas reflexões respectivamente em torno das temáticas da Alteridade e da formação de professores, além de outros autores e documentos da educação básica. De cunho qualitativo e exploratório, esta pesquisa foi desenvolvida com educandos de uma escola pública de Blumenau-SC. Para produção dos dados utilizamos a realização de rodas de conversa com um grupo focal. Os dados que foram coletados a partir dos dizeres dos educandos, em relação às diferenças, demonstram que há estereótipos ainda fortemente presentes na sociedade e que, consequentemente, excluem aqueles que fogem do padrão.

Palavras-chave: Alteridade. Outro/Outridade. Educação escolar.

"

The presence of otherness in the context of a public school: na analysis based on the thoughts of the students

Abstract

This article has the theme of Alterity and Education. It aims to understand how the Alterity is present in the context of the school, based on sayings and attitudes of learners. We use Emannuel Levinas and Paulo Freire to base our reflections respectively on the subject of Alterity and teacher training, as well as other authors and documents of the basic education. This research used qualitative method and is defined as exploratory. It was developed with students of a public school in the city of Blumenau-SC. To produce the data we did conversation circles with a focus group. The data show that students' statements about differences carry stereotypes that are still strongly present in our society and therefore exclude those who are out of the patterns.

Keywords: Alterity. Other/Otherness. Schoolar education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ketlin Braatz, FURB

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. E-mail: kbraatz26@gmail.com

Simone Riske-Koch, FURB

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Professora da Universidade Regional de Blumenau. E-mail: srkoch@terra.com.br

Tarcísio Alfonso Wickert, FURB

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor da Universidade Regional de Blumenau. E-mail: wickert2014@outlook.com

Downloads

Publicado

18/03/2018
Métricas
  • Visualizações do Artigo 183
  • PDF downloads: 209

Como Citar

BRAATZ, K.; RISKE-KOCH, S.; WICKERT, T. A. A presença da alteridade no contexto de uma escola pública de Blumenau: uma análise a partir dos dizeres de educandos. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 522–548, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1619. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos