Educação escolar indígena: impactos e novas formas de colonização

Autores

  • Paulo Augusto Mário Isaac pauloisaac779@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues silviapilegi@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar alguns impactos provocados pelas políticas públicas voltadas para a educação escolar indígena do Estado de Mato Grosso nas estruturas de sociedades específicas, tendo como foco de análise os Bóe-Bororo. A metodologia de pesquisa que subsidiou a elaboração deste texto pautou-se em estudos etnográficos registrados no período de 1995 a 2014. A análise voltou-se principalmente para os impactos do Projeto Tucum de Formação de Professores Indígenas. Verificou-se, dentre outros processos de mudança cultural, a constituição da escola como centro de transmissão de valores da sociedade universal e o consequente fortalecimento de lideranças jovens em detrimento de organizações tradicionais referentes às relações políticas e de parentesco. Para subsidiar teoricamente a discussão aqui desenvolvida, o referencial utilizado funda-se nas pesquisas de Isaac (1997, 1998, 2004), Ferreira (1992) e Mindlin (1998/2015).

Palavras chave: Educação escolar indígena. Políticas públicas. Mudança cultural.

Indigenous school education: impacts and new forms of colonization


Abstract

The aim of this essay is to demonstrate some of the impacts caused by the public policies directed at the indigenous school education of the State of Mato Grosso in the structures of specific societies, having as focus of analysis the Bóe-Bororo. The research methodology used was based on ethnographic studies registered from 1995 to 2014. The analysis pointed mainly to the impacts of the Tucum Project for the Training of Indigenous Teachers. It was verified, among other processes of cultural change, the constitution of the school as center of transmission of values of the universal society and the consequent strengthening of young leaderships to the detriment of traditional organizations regarding political and kinship relations. In order to theoretically support the discussion developed here, the reference used is based on the researches of Isaac (1997, 1998, 2004), Ferreira (1992) and Mindlin (1998/2015).

Keywords: Indigenous school education. Public policy. Cultural change.

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Biografia do Autor

Paulo Augusto Mário Isaac, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Ciências Sociais: Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP; Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso/Câmpus Universitário de Rondonópolis.

Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP; Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso/Câmpus Universitário de Rondonópolis.

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Publicado

18/03/2018
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Como Citar

ISAAC, P. A. M.; RODRIGUES, S. de F. P. Educação escolar indígena: impactos e novas formas de colonização. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 60–86, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1597. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos