Prática avaliativa da aprendizagem em escola multisseriada do campo, Ilha de Cotijuba-PA

Autores

  • Mayra da Silva Corrêa maysilcor@yahoo.com.br
    SEDUC
  • Luiza Nakayama lunaka@ufpa.br
    UFPA
  • Raimunda Kelly Silva Gomes rkellysgomes@yahoo.com.br
    Universidade do Estado do Amapá

Resumo

Com o objetivo de investigar a prática da avaliação, em uma escola do campo multisséries (Escola X), localizada na Ilha de Cotijuba/PA, entrevistamos a Profa. X, do ciclo de Infância e realizamos observação in loco da sua prática educativa docente. Esta pesquisa teve cunho qualitativo e nos embasamos em Marli André, para etnografia da prática escolar e em Roseli Caldart, para entendimento dos "sujeitos do campo", dentre outros. Os resultados apontam que a Profa. X: 1. Revelou uma avaliação tradicional em sua prática de ensino; 2. Demonstrou pouca clareza nos registros escritos dos desempenhos dos alunos e 3. Utilizou metodologias de ensino que pouco facilita o pleno domínio do letramento, tendo o livro didático como seu recurso principal. Portanto, embora a professora possua pouca clareza na avaliação e sua prática pedagógica se distancie do contexto de vida da comunidade, esforça-se para desempenhar uma avaliação contínua e que atenda os alunos nas suas necessidades individuais e coletivas.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Classe multisseriada. Educação do campo.

"

Evaluation practice of learning in multisseriate school of campo, Isla in Cotijuba-PA


Abstract

In order to investigate the practice of evaluation in a multigrade rural school (School X) located in the Island of Cotijuba, Pará State - Brazil, we interviewed Teacher X of Elementary School and observed in loco her professional practice. This research was of a qualitative type. It is based on Marli André, for ethnography of the school practice; Roseli Caldart, for the understanding of the "subjects of the field", among others. We found that Teacher X: (i) revealed a traditional evaluation in her teaching practice; (ii) demonstrated a lack of clarity in the written records of student performance; and (iii) used teaching methods which do not favor full mastery of literacy, and the textbook is her main resource. We concluded that, although the teacher has little clarity in the evaluation and her practice goes away from the context of life of the Cotijuba community, she strives to perform an ongoing evaluation and meets the students in their individual and collective needs.

Keywords: Learning assessment. Multigrade classroom. Rural Education.

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Biografia do Autor

Mayra da Silva Corrêa, SEDUC

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia. Especialista em Sociologia e Educação Ambiental e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), na Linha de Pesquisa Educação: Currículo, Epistemologia e História. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental, Educação Ambiental e Educação do Campo. Atualmente desenvolve estudos no campo da Avaliação da Aprendizagem em Escolas Rurais Multisseriadas. Atua como Especialista em Educação na Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC) e Professora na Secretaria Municipal de Educação de Belém. (SEMEC). E-mail: maysilcor@yahoo.com.br

Luiza Nakayama, UFPA

Professora Titular da Universidade Federal do Pará e Coordenadora Adjunta do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID, com bolsa da CAPES). Membro da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Chefe do Laboratório de Biologia de Organismos Aquáticos (LABIO); fundou e coordena a Sala Verde POROROCA Espaço Interativo Socioambiental Paulo Freire, convênio MMA/UFPA, registrado na UFPA (Portaria 16/2007/CCB) e no CNPq, como Grupo de Pesquisa e na PROEX-UFPA, como Programa Sala Verde Pororoca, com quatro subprojetos em andamento, dentre eles o EACINE (eacine.webnode.com/sobre-nos). E-mail: lunaka@ufpa.br

Raimunda Kelly Silva Gomes, Universidade do Estado do Amapá

Doutora em educação, pela universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação Ambiental, Gestão escolar, educação do campo, zoneamento ecológico econômico e de Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarino, atuando na Zona Costeira Amazônica. Atualmente é docente da Universidade do Estado do Amapá, curso de licenciatura em Pedagogia, onde vem desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão universitária, como líder do grupo de integração socioambiental e educacional (GISAE). Além disso, orienta iniciação cientifica, com estudos voltados as questões socioambientais e educacionais no Estado do Amapá. E-mail:rkellysgomes@yahoo.com.br

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Publicado

18/03/2018
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Como Citar

CORRÊA, M. da S.; NAKAYAMA, L.; GOMES, R. K. S. Prática avaliativa da aprendizagem em escola multisseriada do campo, Ilha de Cotijuba-PA. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 127–153, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1601. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos