Influência da monitoria acadêmica na formação do ser docente na enfermagem: um relato de experiência

Autores

  • Márcia Jaínne Campelo Chaves jainne.campelo@hotmail.com
    UECE
  • Elane da Silva Barbosa elanesilvabarbosa@hotmail.com
    UECE
  • Silvia Maria Nóbrega-Therrien silnth@terra.com.br
    uece

Resumo

O presente estudo tem como objetivo relatar a influência da monitoria acadêmica na escolha de iniciação à docência do graduando de enfermagem. Trata-se de relato de experiência que narra as vivências na monitoria das disciplinas de Semiologia e Semiotécnica I e II, ministradas no curso de Enfermagem, em instituição de ensino superior particular, localizada no interior do Ceará. Os dados analisados refletem as experiências da monitora na relação estabelecida com as turmas e com a professora-tutora, levando-a particularmente a identificar a necessidade de conhecer os sujeitos com os quais se ensina e aprende, a fim de que os conhecimentos sejam construídos partindo da sua realidade. A monitora pode constatar, portanto, as relações estreitas entre educação e saúde, despertando em si o interesse de conhecer melhor o exercício docente.

Palavras-chave: Docência. Enfermagem. Monitoria.

Influence of academic monitoring in the training of the teaching being in nursing: a report of experience


Abstract

This study aims to report the influence of academic monitoring in the choice of nursing undergraduate teaching initiation. This is an experience report that tells the experiences in the monitoring of the disciplines of Semiology and Semi-technical I and II, taught in the Nursing course, in a private higher education institution, located in the countryside of Ceará. The data analyzed reflect the experiences of the monitor in the relationship established with the classes and with the professor, leading her to identify the need to know the subjects involved in the teaching-learning process, so that the knowledge is constructed starting from their own reality. Thus, the monitor could see the close relationship between education and health, which arouses her interest of knowing better the teaching activity.

Keywords: Teaching. Nursing. Monitoring.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Jaínne Campelo Chaves, UECE

Bacharelada em enfermagem pela FVJ. Aluna dos cursos de Especialização em Saúde da Família pela UNILAB e em Educação à Distância: Fundamentos e Ferramentas pela UECE. E-mail: jainne.campelo@hotmail.com

Elane da Silva Barbosa, UECE

Bacharelada e licenciada em enfermagem pela UERN. Mestra em educação pela UERN.

Aluna do doutorado em educação da UECE. Professora do curso de Enfermagem da FVJ. E-mail: elanesilvabarbosa@hotmail.com

Silvia Maria Nóbrega-Therrien, uece

Doutora em Sociologia em Educação pela Universidade de Salamanca. Docente doPrograma de Pós-Graduação em Educação e do Curso de graduação em Medicina da UECE. E-mail: silnth@terra.com.br

"

Downloads

Publicado

18/03/2018
Métricas
  • Visualizações do Artigo 478
  • PDF downloads: 338

Como Citar

CHAVES, M. J. C.; BARBOSA, E. da S.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. Influência da monitoria acadêmica na formação do ser docente na enfermagem: um relato de experiência. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 202–227, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1604. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos