Influência da monitoria acadêmica na formação do ser docente na enfermagem: um relato de experiência
Resumo
O presente estudo tem como objetivo relatar a influência da monitoria acadêmica na escolha de iniciação à docência do graduando de enfermagem. Trata-se de relato de experiência que narra as vivências na monitoria das disciplinas de Semiologia e Semiotécnica I e II, ministradas no curso de Enfermagem, em instituição de ensino superior particular, localizada no interior do Ceará. Os dados analisados refletem as experiências da monitora na relação estabelecida com as turmas e com a professora-tutora, levando-a particularmente a identificar a necessidade de conhecer os sujeitos com os quais se ensina e aprende, a fim de que os conhecimentos sejam construídos partindo da sua realidade. A monitora pode constatar, portanto, as relações estreitas entre educação e saúde, despertando em si o interesse de conhecer melhor o exercício docente.
Palavras-chave: Docência. Enfermagem. Monitoria.
Influence of academic monitoring in the training of the teaching being in nursing: a report of experience
Abstract
This study aims to report the influence of academic monitoring in the choice of nursing undergraduate teaching initiation. This is an experience report that tells the experiences in the monitoring of the disciplines of Semiology and Semi-technical I and II, taught in the Nursing course, in a private higher education institution, located in the countryside of Ceará. The data analyzed reflect the experiences of the monitor in the relationship established with the classes and with the professor, leading her to identify the need to know the subjects involved in the teaching-learning process, so that the knowledge is constructed starting from their own reality. Thus, the monitor could see the close relationship between education and health, which arouses her interest of knowing better the teaching activity.
Keywords: Teaching. Nursing. Monitoring.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 458
- PDF downloads: 332