Educação inclusiva e diferença: um estudo sobre a produção do conhecimento na área

Autores

  • Andrea Soares Wuo wuoandrea@gmail.com
    FURB
  • Ana Carolina Friggi Ivanovich anacarolinafriggi@gmail.com
    FURB

Resumo

Esta pesquisa, de cunho bibliográfico e abordagem qualitativa, buscou compreender os discursos sobre educação inclusiva e diferença nas dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) de uma universidade do município de Blumenau (Santa Catarina, Brasil) entre os anos de 2009 e 2013. Os resultados indicam que se, por um lado, observam-se permanências de um modelo médico acerca das deficiências e da inclusão escolar, por outro, percebe-se a emergência, em estudos mais recentes, da adoção de uma perspectiva dialética sobre as diferenças no cotidiano escolar, considerando-se a educação inclusiva em suas dimensões sociais, ético-política e afetiva, na busca pela superação das dicotomias que se constroem entre educação especial e educação comum, inclusão e exclusão, normal e patológico.

Palavras-chave: Deficiência. Diferença. Educação Inclusiva.

Inclusive education and difference: a study on the production of knowledge in the area

Abstract

This research, based on bibliographic and qualitative approach, sought to understand the discourse about inclusive education and difference in dissertations produced in the Program of Postgraduate Studies in Education (Master Degree) of a university in Blumenau (Santa Catarina, Brazil) between the years of 2009 and 2013. The results indicate that if, on the one hand, there is a continuity of a medical model about the deficiencies and the school inclusion, on the other, the emergence, in more recent studies, of adopting a dialectical perspective on the differences concerning inclusive education in its social, ethical-political and affective dimensions, looking for overcome the dichotomies built between special education and common education, inclusion and exclusion, normal and pathological.

Keywords: Disability. Difference. Inclusive education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Soares Wuo, FURB

Professora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Doutora e mestre em Educação: Psicologia da Educação - PUC/SP. Graduada em Ciências Sociais - USP. Grupo de Estudos Diversidade e Inclusão nos Espaços Educacionais.

Ana Carolina Friggi Ivanovich, FURB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Graduada em Psicologia - FURB. Grupo de Estudos Diversidade e Inclusão nos Espaços Educacionais

Downloads

Publicado

18/03/2018
Métricas
  • Visualizações do Artigo 241
  • PDF downloads: 197

Como Citar

WUO, A. S.; IVANOVICH, A. C. F. Educação inclusiva e diferença: um estudo sobre a produção do conhecimento na área. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 347–373, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1612. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos