"Me empresta o lápis cor da pele?". "pele de quem?": decolonizando currículos na educação infantil

Autores

  • Luciene Franceschini franceschini.luciene@gmail.com
    USCS
  • Marta Regina Paulo da Silva martarps@uol.com.br
    USCS
  • Renata Fernandes Borrozzino Marques renatalerborrozzino@hotmail.com
    USCS

Resumo

Este artigo objetiva compartilhar um relato de experiência sobre o tema diversidade étnica e cultural. O estudo partiu da análise discursiva de crianças de cinco anos, em uma pré-escola municipal, na cidade de Santo André, Região Metropolitana de São Paulo, que relacionavam o lápis rosa claro à cor da pele. O intuito foi conduzir as crianças à reflexão sobre as várias formas de discriminação presentes em nossa cotidianidade, e, com isso, propor um olhar crítico sobre o próprio currículo escolar que termina por reafirmar a hegemonia na sociedade moderna. Para tanto, foram realizadas algumas atividades tendo como estratégia central o diálogo. Autores (as) como Paulo Freire, Michael Apple, Nilma L. Gomes, Beatriz G. S. Petronilha, dentre outros (as), foram interlocutores (as) fundamentais. Desde o início do trabalho, meninos e meninas demonstraram interesse pela temática, questionando, pesquisando e debatendo. Reconheceram que as diferenças devem ser respeitadas. O trabalho também identificou a necessidade de envolver as famílias nessa discussão, bem como sua importância e urgência na formação inicial e continuada de professores (as).

Palavras-chave: Educação Infantil. Diversidade Ética e Cultural. Currículo.

"

"Can you lend me the skin color pencil?" "whoseskin?" decolonizingcurriculum in childhood education


Abstract

The purpose of this article is to share the authors’ experience with the subject of ethnic and cultural diversity."The study draws on the discourse analysis of five-year-old children attending kindergarten in a municipal school in the city of Santo André, in the metropolitan region of São Paulo, Brazil, who related light pink pencils to skin color. The goal is to encourage children reflection on the various forms of discrimination present in our day-to-day lives and, as a result, confront the school curriculum itself, as it ultimately reinforces hegemony in modern society. This has been done by carrying out some activities having dialogue as their main strategy."We based our discussion on key authors, including Paulo Freire, Michael Apple, Nilma L. Gomes, and Beatriz G. S. Petronilha. Since the beginning of the study, boys and girls have shown strong interest in the theme, making questions, researching and discussing. They acknowledged that differences should be respected. Through this study we identified the necessity to involve the families in the discussion, as well as their importance and urgency in the initial and continued formation of teachers.

Key words: Childhood Education. Ethical and Cultural Diversity. Curriculum

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Biografia do Autor

Luciene Franceschini, USCS

Mestranda em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Professora de educação básica nas prefeituras municipais de São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo. E-mail: franceschini.luciene@gmail.com

Marta Regina Paulo da Silva, USCS

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente e pesquisadora do Mestrado em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Docente da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). E-mail: martarps@uol.com.br

Renata Fernandes Borrozzino Marques, USCS

Mestranda em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Professora de educação básica nas prefeituras municipais de Santo André e São Paulo.

E-mail: renatalerborrozzino@hotmail.com

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Publicado

18/03/2018
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Como Citar

FRANCESCHINI, L.; SILVA, M. R. P. da; MARQUES, R. F. B. "Me empresta o lápis cor da pele?". "pele de quem?": decolonizando currículos na educação infantil. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 502–521, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1618. Acesso em: 19 jun. 2024.

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