Aspectos históricos e institucionais do processo de criação de escola pública de tempo integral no Distrito de Mosqueiro: um estudo de caso na escola professora Maria Madalena Travassos

Autores

  • José Bittencourt da Silva josebittencourtsilva@gmail.com
    UFPA
  • Maria Cecília de Paula Silva celipaula@yahoo.com.br
    UFBA
  • Ney Cristina Monteiro de Oliveira neycmo@ufpa.br
    UFPA

Resumo

O presente texto expõe e analisa aspectos do processo histórico de criação de uma escola de tempo integral no distrito de Mosqueiro. Com base em dados documentais e pesquisa de campo qualitativa, questiona-se a aparência fenomênica do planejamento racional de construção dessa escola, o qual se mostrou de fato imerso em improvisações e confusões administrativas quanto à tomada de decisão. Neste contexto de "irracionalidades", destacam-se a dedicação e o protagonismo de professores e gestores que autonomamente buscaram alternativas para a efetiva implementação dessa nova realidade escolar municipal.

Palavras-chave: Processo histórico. Escola de Tempo Integral. Planejamento. Irracionalidades.

Historical and institutional aspects of the process of creating a full time school in the district of Mosqueiro: a case study in the school Maria Madalena Travassos


Abstract

This paper presents and analyzes some aspects of the historical process of creating a full time school in the district of Mosqueiro. Based on documentary evidence and qualitative field research, one questions the phenomenal appearance of rational planning of construction of this school, which was shown in fact immersed in improvisations and administrative confusion regarding the decision-making. In this context of "irrationalities", which stood out were the dedication and the protagonism of teachers and managers who independently look for alternatives to the effective implementation of this new municipal school reality.

Keywords: Historical process. Full time school. Planning. Irrationalities.


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Biografia do Autor

José Bittencourt da Silva, UFPA

Pós-Doutorado em Educação. Atua como professor e pesquisador na Universidade Federal do Pará. E-mail: josebittencourtsilva@gmail.com

Maria Cecília de Paula Silva, UFBA

Pós-doutora em Sociologia e Antropologia. É professora e pesquisadora na Universidade Federal da Bahia. E-mail: celipaula@yahoo.com.br

Ney Cristina Monteiro de Oliveira, UFPA

Doutora em Educação. É professora e pesquisadora na Universidade Federal do Pará. E-mail: neycmo@ufpa.br

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Publicado

18/03/2018
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Como Citar

DA SILVA, J. B.; SILVA, M. C. de P.; OLIVEIRA, N. C. M. de. Aspectos históricos e institucionais do processo de criação de escola pública de tempo integral no Distrito de Mosqueiro: um estudo de caso na escola professora Maria Madalena Travassos. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 303–326, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1610. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos