História e panorama da formação de professores de educação especial no Brasil

Autores

  • Osni Oliveira Noberto da Silva osni_edfisica@yahoo.com.br
    UFPB
  • Theresinha Guimarães Miranda tmiranda@ufba.br
    UFPB
  • Miguel Angel Garcia Bordas magbordas@gmail.com
    UFPB

Resumo

Este texto, feito através de revisão de literatura, traz como foco de discussão a formação universitária de professores e a atuação com alunos com deficiência na escola, em especial utilizando o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Apesar das dificuldades históricas, no que refere à formação de professores para a educação especial, é cada vez mais necessário um olhar mais atento, através de estudos, no que tange a formação docente, principalmente no quis respeito ao AEE.

Palavras-chave: Formação de professores. Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado.

History and overview of the training of special education teachers in Brazil

Abstract

This paper, made through a literature review, brings as a focus of discussion the university formation of teachers and the work with students with disabilities in the school, especially using the Specialized Educational Assistance (AEE). Despite the historical difficulties, with regard to the training of teachers for special education, it is increasingly necessary to take a closer look, through studies, regarding teacher training, especially with regard to AEE.

Keywords: Teacher training. Special education. Specialized Educational Services.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osni Oliveira Noberto da Silva, UFPB

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA) e integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE). Endereço residencial: Avenida Senhor dos Passos, 64. Bairro Vicente Ferreira. Capim Grosso-BA, CEP: 44695-000. Endereço institucional: Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas, Campus IV. Av. J. J. Seabra, 158, bairro Estação, CEP: 44700-000 - Jacobina, BA Email: osni_edfisica@yahoo.com.br Tel: (75) 991183324

Theresinha Guimarães Miranda, UFPB

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela UmeÃ¥ University, Suécia. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE). Endereço institucional: Faculdade de Educação - Universidade Federal da Bahia. Avenida Reitor Miguel Calmon s/n - Campus Canela. CEP: 40.110 100 - Salvador - Bahia. Email: tmiranda@ufba.br Tel: (71) 99681016

"

Miguel Angel Garcia Bordas, UFPB

Doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, com pós-doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE). Endereço institucional: Faculdade de Educação - Universidade Federal da Bahia. Avenida Reitor Miguel Calmon s/n - Campus Canela. CEP: 40.110 100 - Salvador - Bahia Email: magbordas@gmail.com

Downloads

Publicado

18/03/2018
Métricas
  • Visualizações do Artigo 452
  • PDF downloads: 366

Como Citar

SILVA, O. O. N. da; MIRANDA, T. G.; BORDAS, M. A. G. História e panorama da formação de professores de educação especial no Brasil. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 109–126, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1599. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos