Currículo e heroísmo docente: um estudo sobre os projetos vencedores do prêmio professores do Brasil como prática curricular de distinção docente

Autores

  • Yáscara Koga yascara.koga@gmail.com
    UNIPAMPA
  • Evandro Ricardo Guindani evandroricardo1@gmail.com
    UNIPAMPA

Resumo

Este trabalho é fruto de pesquisa de mestrado que buscou investigar quarenta projetos vencedores do Prêmio Professores do Brasil, prêmio este atribuído pelo Ministério da Educação - órgão regulador oficial da educação - anualmente aos professores da rede pública, conferindo distinção aos mesmos. Tal investigação buscou problematizar como o trabalho docente considerado digno de distinção é aquele que consegue "criativamente e heroicamente" criar um currículo próprio a ser seguido pelo professor durante o ano letivo. Os resultados apontam que a "pedagogia do possível" se confunde com proposta curricular e a cada ano de premiação firma-se como "saída" para o trabalho docente. A relevância deste trabalho está em contribuir para a discussão de políticas públicas observando o currículo e a prática docente como eixo que se retroalimenta.

Palavras-chave: Currículo. Prêmio. Distinção docente.

Curriculum and teacher heroism: a study on the winning projects of the Brazil teachers award as curricular practice of teaching distinction

Abstract

This work is the fruit of a master’s study that sought to investigate forty winning projects of the Brazil Teachers Award, issued annually to public school teachers by the Ministry of Education - the official regulatory agency for education. The study problematized how teaching considered worthy of praise is that which is able to "creatively and heroically" create a specific curriculum to be followed by the teacher during the school year. The results indicate that the "pedagogy of the possible" is confused with a curriculum proposal and each year the award is seen as a "solution" for the teaching work. The study is relevant because it contributes to a discussion of public policies, observing curriculum and teaching practice as a feedback axis.

Key-words: Curriculum. Award. Distinctive Teaching.

"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yáscara Koga, UNIPAMPA

Professora adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, no campus de São Borja-RS. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. E-mail: yascara.koga@gmail.com

Evandro Ricardo Guindani, UNIPAMPA

Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, no campus de São Borja-RS. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/SC. E-mail: evandroricardo1@gmail.com

Downloads

Publicado

18/03/2018
Métricas
  • Visualizações do Artigo 105
  • PDF downloads: 82

Como Citar

KOGA, Y.; GUINDANI, E. R. Currículo e heroísmo docente: um estudo sobre os projetos vencedores do prêmio professores do Brasil como prática curricular de distinção docente. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 267–284, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1607. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos