Potencialidades pedagógicas da história da matemática para o ensino de estatística na educação básica

Autores

  • Ailton Paulo de Oliveira Júnior drapoj@uol.com.br
    Universidade Federal do ABC - UFABC.
  • Beatriz Cristina da Silva Delalíbera beatriz_delalibera@yahoo.com.br
    UFTM
  • Karoline Marcolino Cardoso karoline.cardoso@usp.br
    Universidade Federal do ABC

Resumo

O seguinte trabalho tem como objetivo considerar os argumentos reforçadores das potencialidades pedagógicas e questionadores da História da Matemática, segundo Miguel (1997), apoiado por pesquisa bibliográfica sobre a História da Estatística e desenvolvimento de atividades para a utilização em salas de aula da Educação Básica dos conceitos básicos estatísticos como população, amostra, média, moda e mediana, dentre outros. Assim, foram realizadas a descrição e categorização das informações encontradas, as quais foram relatadas em forma de texto, para que fossem desenvolvidas atividades componentes de uma sequência didática que busca reproduzir fatos constituintes do desenvolvimento histórico de conteúdos estatísticos tais como a elaboração e análise de gráficos e tabela e conceitos básicos que fundamentam esta área do conhecimento, para que, a partir destas atividades, seja possível por parte dos alunos a apreensão dos conteúdos estatísticos estudados.

Palavras-chave: História da Matemática. História da Estatística. Educação Básica.

"

Pedagogical potentialities of the history of mathematics to teaching statistics in basic education

Abstract

The following paper has as objective to consider the reinforcing arguments of the pedagogical and questioning potentialities of the History of Mathematics, according to Miguel (1997), supported by bibliographic research on the History of Statistics and development of activities for the use in classrooms of Basic Education of statistical concepts such as population, sample, mean, fashion and median, among others. Thus, one carried out the description and categorization of the found information. This information was reported in the form of text, so component activities of a didactic sequence could be developed. This didactic sequence seeks to reproduce facts that constituted the historical development of statistical contents, such as the elaboration and analysis of graphs and table, and basic concepts that base this area of knowledge, so that, from these activities, it is possible for students to seize the statistical contents studied.

Keywords: History of Mathematics. History of Statistics. Basic Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do ABC - UFABC.

Possui o bacharelado em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília, Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia, doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. É professor associado I do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Matemática, Computação e Cognição - CMCC e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC - UFABC. É coordenador do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM

Beatriz Cristina da Silva Delalíbera, UFTM

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014). É professora efetiva de Matemática na Escola Estadual Minas Gerais em Uberaba - MG. É membro do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM.

Karoline Marcolino Cardoso, Universidade Federal do ABC

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC - UFABC. Possui Graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP-SP). É membro do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM.

Downloads

Publicado

17/03/2018
Métricas
  • Visualizações do Artigo 353
  • PDF downloads: 340

Como Citar

JÚNIOR, A. P. de O.; DELALÍBERA, B. C. da S.; CARDOSO, K. M. Potencialidades pedagógicas da história da matemática para o ensino de estatística na educação básica. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 13–34, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1593. Acesso em: 12 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)