Educação ambiental e complexidade: potencializando as relações

Autores

  • Fernanda Freitas Rezende ferezende.ef@gmail.com
    UFES
  • Martha Tristão marthatristao@terra.com.br
    UFES
  • Rosinei Ronconi Vieiras smtps@uol.com.br
    UFES

Resumo

Este trabalho tem como objetivo dialogar com alguns conceitos propostos por Edgar Morin e suas relações com a escola e a Educação Ambiental. Busca a contribuição de importantes pensadores da educação para a complexidade e educação, acreditando que o encontro de ideias pode potencializar essas relações e, ao mesmo tempo, provocar outras possibilidades de pensar a Educação Ambiental dentro do contexto escolar. Propõe visualizar a Educação Ambiental como potência aos processos educativos, de forma a favorecer um espaço que permita a troca de experiências contextualizadas com o próprio cotidiano do sujeito, atravessando-o com possibilidades de contribuir para o estabelecimento de novas relações com o meio.

Palavras chave: Educação Ambiental. Complexidade. Escola.

Environmental education and complexity: enhancing relations

Abstract

This article aims to engage with some of the concepts proposed by Edgar Morin and his relationship with the school and environmental education. It searches for the contribution of important thinkers to complexity and education, believing that the meeting of ideas can enhancing these relationships and, at the same time, cause other possibilities of thinking about environmental education within the school context. It proposes to think environmental education as a power to the educational process, in order to favor a space that allows the exchange of experiences contextualized with the daily life of the subject, crossing them with possibilities to contribute to the establishment of new relations with the environment.

Keywords: Environmental Education. Complexity. School.

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Biografia do Autor

Fernanda Freitas Rezende, UFES

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e Professora da Rede Municipal de Vitória

Martha Tristão, UFES

Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) concluiu estágio de Pós-Doutorado pela University of Regina, Saskatchewan, Canadá em 2011 e coordena o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental (NIPEEA) no Centro de Educação da UFES

Rosinei Ronconi Vieiras, UFES

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Professor do Instituto Federal do Espírito Santo.

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Publicado

18/03/2018
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Como Citar

REZENDE, F. F.; TRISTÃO, M.; VIEIRAS, R. R. Educação ambiental e complexidade: potencializando as relações. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 285–302, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1609. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos