A educação como enigma: entre educação, ética e política em tempos de crises

Autores

  • Alex Sander da Silva alexsanders@unesc.net
    Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Resumo

O livro""Os enigmas da educação""de Lílian do Valle retoma de forma densa e consistente o diálogo histórico da reflexão educacional com a filosofia, particularmente, com a ética e a política. Seu ponto de partida é uma intensa interrogação do espaço da filosofia no meio educacional. Em sua especificidade referida a uma prática determinada, a educação/pedagogia não é apenas conhecimento da educação feita, ou para a educação a fazer-se. Mas conhecimento que se constrói audazmente ao fazer-se enquanto processo de formação e como diretriz, sempre provisória, para as decisões exigidas a cada passo e momento e no interior do próprio processo educativo.

Palavras-chave: Educação. Ética. Política. Enigma da Educação

Education as enigma: between education, ethics and politics in crisis time

Abstract

The book "The Enigmas of Education", by Lílian do Valle, takes up in a dense and consistent manner the historical dialogue of educational reflection with philosophy, particularly with ethics and politics. Its starting point is an intense interrogation of the space of philosophy in the educational environment. In its specificity related to a given practice, education / pedagogy is not only knowledge of the education made, or the education to be made. It is, rather, knowledge that is boldly constructed when considered as a process of formation and as a guideline, always provisional, for the decisions required at each step and moment, within the educational process itself.

Keywords: Education. Ethic. Policy. Enigma of "Education.

"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Graduação em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1996) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul (2010). Pós-Doutorado PNPD/CAPES no PPGE/UNIMEP no núcleo de História e Filosofia da Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)."

Downloads

Publicado

17/03/2018
Métricas
  • Visualizações do Artigo 143
  • PDF downloads: 204

Como Citar

SILVA, A. S. da. A educação como enigma: entre educação, ética e política em tempos de crises. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 07–12, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1592. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenhas