Educação no santo daime e as culturas do ser e do estar

Autores

  • Ana Paula Kahmann ana.kahmann@hotmail.com
    UNISC
  • Éder da Silva Silveira eders@unisc.br
    UNISC

Resumo

O artigo é um recorte sobre uma pesquisa maior a respeito dos processos educativos ocorridos no interior de uma religião ayahuasqueira, o Santo Daime. O objetivo é compreender as possíveis relações entre as culturas do ser e do estar, presentes nas obras de Rodolfo Kusch, com as concepções de ilusão e verdade presentes nas narrativas de sujeitos que frequentam ou frequentaram o Santo Daime. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem qualitativa que, além de pesquisa bibliográfica, utilizou-se de pesquisa em alguns hinários, bem como de entrevistas semiestruturadas com sete sujeitos que frequentam ou frequentaram o Santo Daime em diversas igrejas do CEFLURIS, localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Apresentamos as aproximações entre o que Kusch descreve como pertencendo ao âmbito do ser ao que os entrevistados narram como vinculado à ilusão, e, do mesmo modo, entre o que o filósofo descreve como pertencendo ao estar, ao que os entrevistados narram vinculado à verdade. O estar é uma categoria que se refere aos modos de conhecer/aprender dos povos da América. Sua presença nas narrativas dos entrevistados indicou proximidades entre os processos educativos do Santo Daime e as sabedorias xamânicas.

Palavras-chave: Educação. Estar. Sabedorias xamânicas. Santo Daime.

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Education in santo daime and the cultures of being and being

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Abstract

This article is a cutting of a larger research regarding the educational processes occurring within an ayahuasca religion, Santo Daime." Its purpose is to understand the possible relations between the cultures of being and being present in the works of Rodolfo Kusch, with the conceptions of illusion and truth present in the narratives of subjects who attend or attended Santo Daime. Methodologically, this is a qualitative approach that used the bibliographical research, the analysis of some hymnals, and semi-structured interviews with seven subjects who attend or attended Santo Daime in several churches of CFLURIS located in the state of Rio Grande do Sul. We present the approximations between what Kusch describes as belonging to the realm of being to which the interviewees relate as linked to the illusion, and, in the same way, between what the philosopher describes as belonging to be, to which the interviewees narrate linked to the truth. Being is a category related to the ways of knowing / learning of the peoples of America. Its presence in the narratives of the interviewees indicated proximity between the educational processes of the Santo Daime and the Shamanic wisdoms.

Key-Words: Education. Being. Shamanic Wisdoms. Santo Daime.

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Biografia do Autor

Ana Paula Kahmann, UNISC

Cientista social e mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Linha de pesquisa: Educação, Trabalho e Emancipação. Grupo de pesquisa: História, Memórias e Narrativas em Educação. E-mail: ana.kahmann@hotmail.com

Éder da Silva Silveira, UNISC

Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de História e Geografia da Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc. Linha de pesquisa: Educação, Trabalho e Emancipação. Grupo de pesquisa: História, Memórias e Narrativas em Educação. Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos; mestre e pós-doutor em Educação pela PUC-RS. E-mail: eders@unisc.br

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Publicado

18/03/2018
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Como Citar

KAHMANN, A. P.; SILVEIRA, Éder da S. Educação no santo daime e as culturas do ser e do estar. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 413–443, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1615. Acesso em: 19 jun. 2024.

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Seção

Artigos