Saberes conceituais necessários aos professores para a educação inclusiva

Autores

  • Gislaine Semcovici Nozi nozigislaine2@hotmail.com
    UEL
  • Celia Regina Vitaliano reginavitaliano@gmail.com
    UEL

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar, por meio de uma análise documental, os saberes conceituais recomendados pela literatura da área de Educação Especial como necessários ao processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Para tanto, realizamos o levantamento de teses e dissertações da área de Educação e Educação Especial, disponíveis no Banco de Teses da Capes. Os dados coletados foram organizados com base na Análise de Conteúdo em um tema: Dimensão Conceitual, que foi dividido em cinco categorias. Os resultados evidenciaram a importância de os professores terem conhecimentos teóricos específicos pertinentes à Educação Especial para atuar junto aos alunos com NEE no ensino regular.

Palavras-chave: Educação inclusiva. Saberes docentes. Formação de professores.

Conceptual knowledge - an essential tool for teachers in inclusive education


Abstract

The objective of this study was to identify, through a documentary analysis, the conceptual knowledge recommended by the Special Education literature as a necessary tool in the process of inclusion for students with special educational needs. For this purpose, we gathered information in sources like theses and dissertations in Education and Special Education available at Capes Bank of Thesis. The data collected were organized according to the content analysis and composed a theme called Conceptual Dimension, which was classified into five categories. The results showed that it is also important for teachers to have specific theoretical knowledge in Special Education that will cater for the needs of Special Education students in regular education.

Keywords: Inclusive Education. Teachers’ Knowledge. Teacher Training.

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Biografia do Autor

Gislaine Semcovici Nozi, UEL

Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação

Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Londrina-Pr

Grupo de Pesquisa- Educação para Inclusão

E-mail: nozigislaine2@hotmail.com

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Celia Regina Vitaliano, UEL

Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação

Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina.

Grupo de Pesquisa- Educação para Inclusão

E-mail: reginavitaliano@gmail.com

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Publicado

18/03/2018
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Como Citar

NOZI, G. S.; VITALIANO, C. R. Saberes conceituais necessários aos professores para a educação inclusiva. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 394–412, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1614. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos