Formação continuada para educação infantil em municípios da região de Laguna-SC (AMUREL)

Autores

  • Eloisa Filet de Souza elofileti@gmail.com
    UNISUL
  • Márcia Buss-Simão marcia.simao@gmail.com

Resumo

As ponderações tecidas neste texto trazem um recorte de uma pesquisa de Mestrado já finalizada, a qual teve como foco investigar como é desenvolvida a formação continuada das profissionais de educação infantil nos municípios da Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL), de forma a analisar se as iniciativas e estratégias têm garantido o direito a formação continuada destas profissionais. Visando alcançar tal objetivo, recorreu-se a um questionário para recolha dos dados, o qual foi enviado aos 18 municípios que compõem a região pesquisada, dentre estes, 16 municípios o responderam e compuseram o conjunto de dados que foram analisados. Nos limites deste artigo a intenção é analisar as iniciativas, estratégias e parcerias que garantem a formação continuada das profissionais de educação infantil da Região de Laguna (AMUREL).

Palavras-chave: Educação infantil. Formação Continuada. Região da AMUREL.

Continuing education for early childhood education in municipalities in the region of Laguna-SC (AMUREL)

"

Abstract

The weightings presented in this text are a summary of an already completed Master's research, which focused on investigating how the continuing formation of professionals of children's education is developed in the municipalities of the Association of Municipalities of the Laguna Region (AMUREL), to ensure that the initiatives and strategies have guaranteed the right to continuous training of these professionals. Aiming at reaching this objective, a questionnaire was used to collect the data, which was sent to the 18 municipalities that make up the researched Region. Of these, 16 municipalities answered the questionnaire and composed the data. Within the limits of this article, the intention is to analyze the initiatives, strategies and partnerships that guarantee the continuous training of nursery education professionals in the Laguna Region (AMUREL).

Keywords: Child education. Continuing Education. Region of AMUREL.

"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloisa Filet de Souza, UNISUL

Mestre em educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina. Membro integrante do GEDIG (Grupo de Educação, Infância e Gênero) UNISUL. Pós-graduanda em Gestão Escolar Integrada da Faculdade Integrada de Jacarepaguá. Graduação em Pedagogia Séries Inicias do Ensino Fundamental. Pós-Graduação Lato Senso em Prática Interdisciplinar: Educação Infantil e Séries iniciais. Concluiu em 2008, a habilitação em Educação Especial Inclusiva, e em 2010, realizou Pós-graduação Lato Senso em Educação Especial Inclusiva. E-mail: elofileti@gmail.com

Márcia Buss-Simão

Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Realizou parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main na Alemanha no período de dezembro de 2009 a abril de 2011. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Realizou estágio pós-doutoral de 2012 a 2013 na Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa REUNI sob supervisão de Eloisa Acires Candal Rocha no Programa de Pós-Graduação em Educação com a temática: Professoras de Educação Infantil: uma análise da constituição da docência no contexto Catarinense. É Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero (GEDIG) do PPGE/UNISUL e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). E-mail: marcia.simao@gmail.com

Downloads

Publicado

18/03/2018
Métricas
  • Visualizações do Artigo 113
  • PDF downloads: 117

Como Citar

SOUZA, E. F. de; BUSS-SIMÃO, M. Formação continuada para educação infantil em municípios da região de Laguna-SC (AMUREL). Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 87–108, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1598. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos