O universo metapoético de Paulo Plínio Abreu: reflexões sobre o ensino de literatura da Amazônia
Resumo
A literatura da Amazônia, sob a égide canônica do tradicionalismo do ensino literário, vivencia um silenciamento nas práticas educativas das escolas públicas e privadas. A poesia do paraense Paulo Plínio Abreu (1921-1959) é uma construção estético-discursiva essencialmente metalinguística e simbólica, capaz de dar luz a práticas mais humanísticas, estético-filosóficas e plurissignificativas com a linguagem poética, em uma experiência que vai além do estilismo, da periodicidade histórica, do regionalismo e dos imperativos de uma educação utilitária. A metalinguagem como metapoesia se constitui um dos elementos mais criativos da obra literária de Plínio, em um movimento no qual o verso dialoga com as ambivalências do homem, a angústia do ser e os limites da própria escrita, em uma vidência ou um drama poético-existencial. Este artigo procura apresentar o universo metapoético do autor e discutir o lugar das vozes literárias da Amazônia no ensino de literatura.
Palavras-chave: Paulo Plínio Abreu; literatura da Amazônia; ensino.
The metapoetic universe of Paulo Plínio Abreu: reflections on the teaching of Amazonian Literature
Abstract
Amazon literature, under canonical aegis of literary teaching traditionalism, experiences a silencing in the educational practices in public and private schools. Paulo Plinio Abreu’s work (1921-1959) is an aesthetic-discursive construction which is essentially metalinguistic and symbolic, capable of giving light to more humanistic, aesthetic-philosophical and pluri-significant practices with poetic language, in an experience beyond styling, historical periodicity, regionalism and imperatives of a utilitarian education. Metalanguage as meta-poetry is one of the most creative elements of Plinio's literary work, in a way in which the verse converses with the ambivalences of man, the anguish of being and the limits of "own writing, in a clairvoyance or a poetic-existential drama. This paper presents the author’s meta-poetic universe and discusses about the place of Amazon literary voices in literature teaching.
Keywords: Paulo Plínio Abreu; Amazon Literature; teaching.
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