Contribuições do estágio não obrigatório para estudantes de pedagogia: uma experiência para além da sala de aula

Autores

  • Alan Leite Moreira alanpb@hotmail.com
    UFPB
  • Ana Paula Furtado Soares Pontes anaufpb@gmail.com
    UFPB

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo analisar as contribuições do estágio não obrigatório para a formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Este foi realizado em setores/projetos dessa Instituição onde os estagiários desenvolveram atividades não diretamente relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. Procedeu-se, primeiramente, com uma revisão bibliográfica e documental e um estudo exploratório na Instituição. Em seguida, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a gestora da Coordenação de Estágio da Universidade, com os supervisores/orientadores de estágio e com os estagiários. O tratamento desses dados se deu por meio da análise de conteúdo. Considerou-se que apesar das lacunas, esta experiência contribui tanto para a Instituição, quanto para a permanência do estudante no curso de Pedagogia e para a sua formação, sobretudo, nas áreas da gestão e da pesquisa, articuladas também à docência.

Palavras-chave: Pedagogia. Estágio curricular. Gestão Educacional.

"

Contributions of the non-compulsory internship to pedagogy students: an experience beyond the classroom

Abstract

The present work aimed to analyze the contributions of the non-compulsory internship to the training of Pedagogy students of the Federal University of Paraíba. It was fulfilled in sectors/projects of this Institution where the interns developed activities not directly related to the teaching and learning process. At first, a bibliographic and documentary review and an exploratory study were carried out at the Institution. Afterwards, a semi-structured interview was conducted with the University Internship Coordination manager, with supervisors/trainees as well as with the interns. The treatment of these data was performed through the content analysis. It was considered that despite the gaps, this experience contributes to the Institution, to the permanence of the student in the Pedagogy course and to his/her training, especially in the areas of management and research, also linked to teaching.

Keywords: Pedagogy. Internship. Educational Management.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Leite Moreira, UFPB

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2017). Especialista em Metodologia do Ensino de Química pela Faculdade Integradas de Jacarepaguá (2011). Graduado no bacharelado em Farmácia pela UFPB (2013) e na Licenciatura em Química pela UFPB (2008). Membro do Grupo de Pesquisa Estágio, Ensino e Formação Docente da UFPB (2015-atual). Técnico em Assuntos Educacionais da UFPB (2014-atual) e Professor de Química da Rede Estadual de Ensino da Paraíba (2013-atual

Ana Paula Furtado Soares Pontes, UFPB

Doutora (2012) e Mestre (2007) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Especialista em Fundamentos da Educação pela UFPE (1989). Graduada em Pedagogia pela UFPE (1987). Professora da UFPB do Departamento de Habilitações Pedagógicas (2008-atual) e do Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (2015-atual).

Downloads

Publicado

18/03/2018
Métricas
  • Visualizações do Artigo 213
  • PDF downloads: 227

Como Citar

MOREIRA, A. L.; PONTES, A. P. F. S. Contribuições do estágio não obrigatório para estudantes de pedagogia: uma experiência para além da sala de aula. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 35–59, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1596. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos