Educação de Jovens e Adultos em Santarém-Pará em 2023: análise de matrículas e estudo de uma realidade escolar

Educación de Jóvenes y Adultos en Santarém-Pará en 2023: análisis de las matrículas y el estudio de una realidad escolar

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Rede Municipal de Ensino

Resumo

O artigo teve como objetivo analisar matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Santarém-Pará (ano 2023), assim como aspectos envolvidos a esta modalidade, sob o olhar pedagógico, numa escola da rede municipal de ensino. Com abordagem qualitativa e descritiva, dados foram levantados na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) da cidade e em escola que proporciona a EJA. Dentre os resultados, verificou-se que, somadas zona rural e urbana, 672 alunos estavam matriculados em oito escolas municipais. Na zona urbana, quatro escolas dispõe a modalidade. Numa delas o pedagogo participou respondendo a questionário e entrevista. Apontou que eram atendidos 237 alunos na EJA, de 15 a 53 anos de idade e definiu esse campo como permeado por preconceitos, desafios, como também por oportunidades.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Rede Municipal de Ensino; Pedagogia.

 

Resumen

El artículo tuvo como objetivo analizar la matrícula en Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en Santarém, estado de Pará (año 2023); además de los temas involucrados en esa modalidad, desde una perspectiva pedagógica, en una escuela de la red educativa municipal. El enfoque fue cualitativo y descriptivo, con datos obtenidos de la Secretaría Municipal de Educación (SEMED) de susodicha ciudad y de una escuela que imparte la EJA. Los resultados mostraron que, en el área rural y urbana, estaban matriculados 672 estudiantes, en ocho escuelas municipales. En el casco urbano, cuatro colegios ofrecen la modalidad. En uno de ellos, la pedagoga participó respondiendo un cuestionario. Señaló que en la EJA se atendieron a 237 estudiantes, con edades entre 15 y 53 años, y definió este campo como permeado de prejuicios, retos y oportunidades.

Palabras clave: Educación de Jóvenes y Adultos; Red Municipal de Educación; Pedagogía.

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Biografia do Autor

Amanda Luanne de Freitas da Cruz, UNAMA SANTARÉM

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário da Amazônia-UNAMA Santarém. E-mail: amandaluaf@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0002-2600-8791

Eliane Ferreira Santos, UNAMA SANTARÉM

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário da Amazônia-UNAMA Santarém. E-mail: lyaferreiraeli@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0003-6252-4205

Luiz Carlos Rabêlo Vieira, UNAMA SANTARÉM

Licenciado em Pedagogia (Centro Universitário Internacional-UNINTER), Biologia (Claretiano Centro Universitário-CLARETIANO) e Educação Física (Universidade do Estado do Pará-UEPA). Mestrado acadêmico em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Atualmente é professor Titular I no Centro Universitário da Amazônia-UNAMA Santarém, atuando nos cursos de Educação Física bacharelado e licenciatura em Pedagogia. Servidor público municipal (professor efetivo nível IV, classe B). E-mail: luizcrvieira@hotmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0912-1223

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Publicado

08/07/2024
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Como Citar

AMANDA LUANNE DE FREITAS DA CRUZ; ELIANE FERREIRA SANTOS; VIEIRA, L. C. R. Educação de Jovens e Adultos em Santarém-Pará em 2023: análise de matrículas e estudo de uma realidade escolar: Educación de Jóvenes y Adultos en Santarém-Pará en 2023: análisis de las matrículas y el estudio de una realidad escolar. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8381. Acesso em: 13 jul. 2024.