Educação de Jovens e Adultos: quem são os sujeitos? Qual tem sido a formação dos professores?

Youth and Adult Education: who are the subjects? What has been the training of teachers?

Autores

  • Joilson Batista de São Pedro didazen@hotmail.com
    Universidade do Estado da Bahia
  • José Luis Monteiro da Conceição luisuneb1@hotmail.com
  • Cristiane Pereira Assis assiscrys@hotmail.com

Resumo

O artigo tem o intento de pontuar discussões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como contextualizar os sujeitos da EJA e as implicações na formação do professor da EJA. Na historiografia brasileira notamos que a identidade do aluno da EJA vem sofrendo modificações históricas. Por isso, dedicamos responder qual a Educação de Jovens e Adultos que temos e queremos? Quais direcionamentos da formação de professores para atuar na EJA? As indagações são válidas para que possamos compreender melhor seus diversos contextos.  Trata-se de um estudo qualitativo, com revisão de literatura, sob a análise de Conteúdo.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Sujeitos; Formação.

 

Abstract

The article intends to highlight discussions on Youth and Adult Education (EJA), as well as contextualize the subjects of EJA and the implications for the training of the EJA teacher. In Brazilian historiography we note that the identity of the EJA student has undergone historical changes. Therefore, we are dedicated to answering which Education for Youth and Adults we have and want? What directions for teacher training to work in EJA? The inquiries are valid so that we can better understand their different contexts. This is a qualitative study, with a literature review, under content analysis.

Keywords: Youth and Adult Education; Subjects; Formation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joilson Batista de São Pedro, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Interculturalidade, Gestão da Educação e Trabalho – InterGESTO. Especialista em Gestão e Coordenação Pedagógica. Especialista em leitura e Produção de Texto. Professor De Geografia da Rede Municipal de Ensino. E-mail: didazen@hotmail.com / ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2543-6295

José Luis Monteiro da Conceição

 

Mestre em Educação. Pedagogo e Licenciado em Letras. Pesquisador do Grupo Laboratório de Pesquisas e Políticas Linguísticas, Interação e Desenvolvimento Humano- LIDAH. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas no Campo da Pesquisa Intervenção. E-mail: luisuneb1@hotmail.com ; ORCID ID:  https://orcid.org/0000-0003-3496-8311

Cristiane Pereira Assis

 

Mestranda do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos -MPEJA. Licenciada em Letras. Especialista em Educação Profissional Integrada a modalidade de Jovens e Adultos. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Avaliação Educacional- GEPALE. E-mail: assiscrys@hotmail.com ; ORCID ID:  https://orcid.org/000-0002-2991-2252

Downloads

Publicado

23/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1826
  • pdf downloads: 1012

Como Citar

BATISTA DE SÃO PEDRO, J.; MONTEIRO DA CONCEIÇÃO, J. L. .; PEREIRA ASSIS, C. . Educação de Jovens e Adultos: quem são os sujeitos? Qual tem sido a formação dos professores? Youth and Adult Education: who are the subjects? What has been the training of teachers?. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4744. Acesso em: 14 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)