Diálogo entre saberes: explorando as conexões entre Freire, o Currículo STEAM e o Ensino da Matemática na EJA
Dialogue between knowledges: exploring the connections between Freire, the STEAM Curriculum and the Teaching of Mathematics in EJA
Palavras-chave:
Currículo. STEAM. Ensino da Matemática. Educação de Jovens e Adultos.Resumo
Este artigo objetiva compreender as conexões entre os fundamentos freirianos e o currículo STEAM, buscando estabelecer relações entre essas abordagens educacionais no ensino da Matemática na EJA. A questão central que norteia este estudo é: Qual é a interseção entre os princípios educacionais Freirianos e o currículo STEAM no contexto do ensino de Matemática na EJA? Utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa, tendo o levantamento bibliográfico como parte instrumental do estudo, baseando-nos na análise de fontes acadêmicas disponíveis no Catálogo de Teses & Dissertações – CAPES e no Centro de Documentos e Informações da UNEB. Concluiu-se que é possível, através da interseção entre os princípios educacionais de Freire e a abordagem STEAM no ensino da Matemática na EJA, valorizar a realidade dos estudantes, estimulando a reflexão crítica e dando sentido aos conhecimentos adquiridos.
Palavras chave: Freire. Currículo STEAM. Ensino da Matemática
Abstract
This article aims to understand the connections between Freirian foundations and the STEAM curriculum, seeking to establish relationships between these educational approaches in teaching Mathematics at EJA. The central question that guides this study is: What is the intersection between Freirian educational principles and the STEAM curriculum in the context of Mathematics teaching at EJA? We used a qualitative research approach, with bibliographical research as an instrumental part of the study, based on the analysis of academic sources available in the Theses & Dissertations Catalog – CAPES and the UNEB Document and Information Center. It was concluded that it is possible, through the intersection between Freire's educational principles and the STEAM approach in teaching Mathematics at EJA, to value the reality of students, stimulating critical reflection and giving meaning to the knowledge acquired.
Keywords: Freire. STEAM curriculum. Teaching Mathematics
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Referências
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