Diálogo entre saberes: explorando as conexões entre Freire, o Currículo STEAM e o Ensino da Matemática na EJA

Dialogue between knowledges: exploring the connections between Freire, the STEAM Curriculum and the Teaching of Mathematics in EJA

Autores

Palavras-chave:

Currículo. STEAM. Ensino da Matemática. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Este artigo objetiva compreender as conexões entre os fundamentos freirianos e o currículo STEAM, buscando estabelecer relações entre essas abordagens educacionais no ensino da Matemática na EJA. A questão central que norteia este estudo é: Qual é a interseção entre os princípios educacionais Freirianos e o currículo STEAM no contexto do ensino de Matemática na EJA? Utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa, tendo o levantamento bibliográfico como parte instrumental do estudo, baseando-nos na análise de fontes acadêmicas disponíveis no Catálogo de Teses & Dissertações – CAPES e no Centro de Documentos e Informações da UNEB. Concluiu-se que é possível, através da interseção entre os princípios educacionais de Freire e a abordagem STEAM no ensino da Matemática na EJA, valorizar a realidade dos estudantes, estimulando a reflexão crítica e dando sentido aos conhecimentos adquiridos.

Palavras chave: Freire. Currículo STEAM. Ensino da Matemática

 

Abstract

This article aims to understand the connections between Freirian foundations and the STEAM curriculum, seeking to establish relationships between these educational approaches in teaching Mathematics at EJA. The central question that guides this study is: What is the intersection between Freirian educational principles and the STEAM curriculum in the context of Mathematics teaching at EJA? We used a qualitative research approach, with bibliographical research as an instrumental part of the study, based on the analysis of academic sources available in the Theses & Dissertations Catalog – CAPES and the UNEB Document and Information Center. It was concluded that it is possible, through the intersection between Freire's educational principles and the STEAM approach in teaching Mathematics at EJA, to value the reality of students, stimulating critical reflection and giving meaning to the knowledge acquired.

Keywords: Freire. STEAM curriculum. Teaching Mathematics

 

 

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Biografia do Autor

Ana Isabel Carneiro Baptista, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos pela UNEB ( MPEJA). Graduada em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (2014) e graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2007). Especialização em Políticas Públicas na Educação (Faculdade Batista Brasileira), especialização em Tecnologia e Educação à Distância e em Educação de Jovens e Adultos (Instituto Brasileiro de Formação - UniBF). Professora efetiva do ensino fundamental anos finais na Prefeitura Municipal de Santa Luz (BA) e professora efetiva na Prefeitura Municipal de Queimadas (BA). Com experiência na área de coordenação pedagógica em Educação Matemática, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Membro do Fórum Regional de EJA do Território do Sisal (BA).E-mail: belbap1@hotmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8116-0481

 

Flávia Lorena de Souza Araújo, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia(2017). Atualmente, é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia e professora da rede municipal de Salvador. Pesquisadora do grupo de pesquisa Educação do Campo e Contemporaneidade - MPEJA- UNEB. Professora do Programa de Mestrado em Educação de Jovens e Adultos- MPEJA. Tem experiência na área de docência e gestão em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, gestão escolar, infâncias, juventudes do campo e das periferias urbanas.  E-mail:flsouza@uneb.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5911-8885

Maria Conceição Alves Ferreira, Universidade do Estado da Bahia

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Professora e orientadora do programa de Mestrado Profissional de Jovens e adultos da UNEB, tutora a distância da Universidade Aberta do Brasil, tutora a distância da Universidade do Estado da Bahia.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão, Estágio Supervisionado, Prática de ensino, Orientação de TCC, seminários, Educação Online, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão, docência, estágio supervisionado, prática de ensino e formação de professor presencial e online. É membro do comitê científico da revista Metáfora educacional e membro do conselho editorial da Revista Saberes em Perspectivas, do Departamento de Ciências Humanas e Letras da Universidade Estadual do Sudoente da Bahia. Atua nos grupos de pesquisa: Educação Literária Afrodescentes, Gestão e midiatização das práticas sociais, Estudos de Mídia - Análise e gestão de processos socioculturais e de significação de produtos midiáticos.E-mail: msacramento@uneb.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9408-2750

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Publicado

12/12/2024
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Como Citar

CARNEIRO BAPTISTA, A. I.; DE SOUZA ARAÚJO, F. L.; ALVES FERREIRA, M. C. Diálogo entre saberes: explorando as conexões entre Freire, o Currículo STEAM e o Ensino da Matemática na EJA: Dialogue between knowledges: exploring the connections between Freire, the STEAM Curriculum and the Teaching of Mathematics in EJA. Revista Cocar, [S. l.], n. 31, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9636. Acesso em: 18 dez. 2024.