Trajetória escolar e o direito à educação de estudantes jovens e adultos trabalhadores da Rede Municipal de Mesquita, RJ

School trajectory and the right to education of young students and adult workers of the municipal network of Mesquita, RJ

Autores

  • Tiago Dionisio da Silva tiago_dionisio@hotmail.com.br
    PPGEduc/UFRRJ e SEEDUC/RJ https://orcid.org/0000-0002-6556-9025
  • Camila Vianna de Souza kmi.la.souza@hotmail.com
    SME de Volta Redonda e PPGeo/UERJ

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise sobre a trajetória escolar e as condições de vida dos estudantes jovens e adultos trabalhadores do município de Mesquita, RJ, a partir da relação casa-trabalho-escola.  O procedimento metodológico fundamentou-se no estudo de caso, por meio do levantamento de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Foram aplicados 715 questionários em turmas de EJA do 2.º segmento do ensino fundamental, além de termos realizado 10 entrevistas com estudantes que trabalham, o que nos permitiu identificar as especificidades dos estudantes trabalhadores, marca social hegemônica da EJA, uma vez que a o trabalho interfere diretamente na rotina de estudos. Além disso, ficou explícito que é necessário combatermos imperativamente a desigualdade socioeconômica em nosso país no sentido de garantir o direito à educação básica.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Trajetória escolar; Trabalho; Vida cotidiana

 

Abstract

This paper presents an analysis of the school trajectory and living conditions of young students and working adults in the city of Mesquita, RJ, based on the home-work-school relationship. The methodological procedure was based on the case study, through a survey of bibliographic, documental and field research. 715 questionnaires were applied to EJA classes in the 2nd segment of elementary school, in addition to having conducted 10 interviews with working students. This allowed us to identify the specifics of working students, EJA's hegemonic social mark, since work directly interferes in the study routine, in addition, it was clear that it is imperative to combat socioeconomic inequality in our country, in order to guarantee the right to basic education.

Keywords: Youth and Adult Education; School trajectory; Job; Everyday life

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Biografia do Autor

Tiago Dionisio da Silva, PPGEduc/UFRRJ e SEEDUC/RJ

Doutorando e Mestre em Educação pela UFRRJ. Especialista em Educação e Relações Raciais e em Docência e Educação Básica pela UFF. Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela UFF. Desde 2009 é professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), entre 2015 e 2018, atuou como Formador da área de Ciências Humanas na UNIVERSEEDUC/RJ. Foi coordenador pedagógico do CE Dom Pedro I entre 2019 e 2020. Desde 2020 trabalha na Coordenadoria de Articulação e Elaboração de Projetos Educacionais Inovadores (COAEP/SUPPES/SUBPAE/SEEDUC). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores, Relações Raciais, Ensino/aprendizagem da Geografia.

E-mail: tiago_dionisio@hotmail.com.br – Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6556-9025

Camila Vianna de Souza, SME de Volta Redonda e PPGeo/UERJ

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Instituto Multidisciplinar, no campus de Nova Iguaçu (2010-2014) e Mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-Faculdade de Formação de Professores (2015-2017). Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET-UFRRJ \ 2010-2013), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES \ 2013-2014) e do (PIBIC-CNPQ \ 2014). Atualmente é Professora da Educação Básica no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Volta Redonda-RJ e da Rede Privada de Ensino. Tem interesse em pesquisas na área de Ensino de Geografia, Educação de Jovens e Adultos, Cidade e Espaço Urbano, Geografia Socioambientais e Duque de Caxias. 

E-mail: kmi.la.souza@hotmail.com - Orcid: https://orcid.org/0000-0003-6489-3598

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Publicado

21/02/2022
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Como Citar

SILVA, T. D. da; VIANNA DE SOUZA, C. Trajetória escolar e o direito à educação de estudantes jovens e adultos trabalhadores da Rede Municipal de Mesquita, RJ : School trajectory and the right to education of young students and adult workers of the municipal network of Mesquita, RJ. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4783. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

A educação de jovens e adultos no tempo presente