Currículo da EJA da rede municipal de ensino de Salvador e sua relação com os movimentos sociais: que pautas importam?

Curriculum of the EJA in the municipal school system of Salvador and its relation to social movements: what topics matter

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Currículo, Movimentos Sociais

Resumo

O artigo apresenta uma análise teórica sobre os currículos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e sua relação com os movimentos sociais no município de Salvador/Ba. Busca-se, a partir dos argumentos levantados, apresentar as pautas que consideramos imprescindíveis para a emancipação das pessoas da EJA na rede municipal de ensino de Salvador. Discute-se o currículo e sua relação com a formação dessas pessoas e fomenta reflexões acerca das  pautas formacionais que podem interessar aos sujeitos da EJA das escolas da rede municipal de ensino de Salvador. Utilizando a abordagem qualitativa, a metodologia desenvolvida foi um estudo bibliográfico acerca do tema. É um recorte de uma pesquisa em andamento, desenvolvida na Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED) e vinculada ao Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Currículo; Movimentos Sociais.

 

 

Abstract

This article presents a theoretical analysis of the curricula of Youth and Adult Education (EJA) and its relationship with social movements in the city of Salvador/Ba. Based on the arguments raised, it seeks to present the guidelines that we consider essential for the emancipation of EJA people in the municipal education system of Salvador. It discusses the curriculum and its relationship with the education of these people and encourages reflections on the educational guidelines that may be of interest to EJA subjects in schools in the municipal education system of Salvador. Using a qualitative approach, the methodology developed was a bibliographic study on the subject. It is an excerpt from an ongoing research, developed at the Municipal Department of Education of Salvador (SMED) and linked to the Professional Master's Degree in Youth and Adult Education (MPEJA) of the State University of Bahia (UNEB).

Keywords: Youth and Adult Education. Curriculum. Social Movements.

 

 

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Biografia do Autor

Tatiana Maria dos Santos , Universidade do Estado da Bahia

Pedagoga, psicopedagoga e coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino de Salvador/Ba. Mestranda em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Integrante dos Grupos de Pesquisa GEPBRINC e GEPIETEC vinculados à UNEB. Orcid: https://orcid/org/0000-0001-8562-8718  Lattes: https://lattes.cnpq.br/7353154197941252

Márcia Tereza Fonseca Almeida, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Professora do Departamento de Educação/Campus I/Salvador e do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora do GEPBRINC e GEPIETEC/UNEB. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8401-368X  Lattes: http://lattes.cnpq.br/4865156179328081

Rita de Cassia Santana de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pelo Programa de Pós- Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Departamento de Educação/Campus I/Salvador e do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação, Currículo e (Inter)Subjetividades (FORMACI)/UNEB. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-5510-1466  Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5804305324197522

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Publicado

12/12/2024
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Como Citar

MARIA DOS SANTOS , T.; FONSECA ALMEIDA, M. T.; SANTANA DE OLIVEIRA, R. de C. Currículo da EJA da rede municipal de ensino de Salvador e sua relação com os movimentos sociais: que pautas importam? Curriculum of the EJA in the municipal school system of Salvador and its relation to social movements: what topics matter . Revista Cocar, [S. l.], n. 31, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9610. Acesso em: 18 dez. 2024.