Novo ensino médio na modalidade educação de jovens e adultos integrado à educação profissional: uma análise do Programa Ejatec/MA

New high school in the youth and adult education modality integrated with professional education: an analysis of the Ejatec/MA Progam

Autores

  • Melcka Yulle Conceição Ramos Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Diego Rodrigo Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
  • Adriana da Silva Dias UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO https://orcid.org/0000-0002-5878-0850

Resumo

Este artigo visa analisar o Novo Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Maranhão, oferecido através do programa Ejatec/MA. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, documental e de campo, cujos dados foram analisados mediante abordagem qualitativa. A pesquisa de campo ocorreu com gestores de três escolas da capital, São Luís/MA, com aplicação de questionário semiestruturado construído na plataforma google forms, enviado para o endereço de e-mail dos participantes. Constatou-se que a implementação deste programa no Maranhão fomenta a escolarização básica com qualificação profissional para um público excluído durante muito tempo dos processos educacionais formais, de modo a contribuir para a conclusão do Ensino Médio e perspectiva de inserção no mercado de trabalho, na universidade e outros espaços sociais que demandam conhecimentos escolares necessários para efetiva participação na sociedade.

Palavras-chave: Ensino Médio. Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional.

 

Abstract

This article aims to analyze the New High School in the Youth and Adult Education modality articulated to the Professional Education of the schools of the State Public Education Network of Maranhão, offered through the Ejatec/MA program. This is a bibliographic, documentary and field research, whose data were analyzed using a qualitative approach. The field research took place with managers of three schools in the capital, São Luís/MA, with the application of a semi-structured questionnaire built on the google forms platform, sent to the participants' e-mail address. It was found that the implementation of this program in Maranhão promotes basic schooling with professional qualification for a public excluded for a long time from formal educational processes, in order to contribute to the completion of high school and perspective of insertion in the job market, at the university and other social spaces that demand school knowledge necessary for effective participation in society.

Keywords: High school. Youth and Adult Education. Professional Education.

Biografia do Autor

Melcka Yulle Conceição Ramos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Atua como professora da Educação Infantil na Rede Pública Municipal de São Luís - MA.

E-mail: melcka_ramos@hotmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0182-4530

Diego Rodrigo Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

 

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre em Educação. Graduado em Ciências Sociais, Graduado em Pedagogia e Graduado em História. Professor do Departamento de Educação e Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). E-mail: diegoantropologo@hotmail.com ORCID: 0000-0002-9176-4908

Adriana da Silva Dias, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Integrante do Grupo de Pesquisa GEDDIN/UEMA. Atua na linha de pesquisa: Educação, diversidade nas perspectivas étnico – racial e de gênero. Desenvolve um estudo sobre as violências de gênero na escola: implicações e estratégias de enfrentamento no ensino médio da rede pública de São Luís/MA.

Email: adrianadias93@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5878-0850

 

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Publicado

15/04/2022

Edição

Seção

Artigos