Formação de professores e educação do campo: Contribuições da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Critica

Teacher training and rural education: Contributions of Historical-Cultural Theory and Historical-Critical Pedagogy

Autores

Palavras-chave:

PROFESSORES, FORMAÇÃO, ESCOLA DO CAMPO

Resumo

Apresenta-se uma discussão, de natureza teórica, que discorre sobre a humanização como produto das relações sociais e da aquisição de conhecimentos decorrentes dessas relações. É necessário compreender em que condições os indivíduos se humanizam ou se desumanizam, visto que, em uma sociedade de classes, eles não têm as mesmas possibilidades de adquirir os conhecimentos produzidos ao longo da cultura humana. É necessário compreender a formação de professores para atuar em escolas do campo e o comprometimento com a classe trabalhadora do campo. Conclui-se que uma formação voltada para a emancipação humana deve assumir um caráter revolucionário, a fim de que haja o diálogo com os conhecimentos científicos sistematizados. Esse processo dirigido e intencional fornece as bases para uma práxis revolucionária em todas as esferas da vida do indivíduo, já que por intermédio da práxis e da luta política concreta é que se forjam a consciência e a identidade de classe.

Palavras-chave: Formação. Professores. Escolas do campo.

 

Abstract

A discussion is presented, of a theoretical nature, which discusses humanization as a product of social relations and the acquisition of knowledge resulting from these relations. It is necessary to understand under what conditions individuals humanize or dehumanize themselves, since, in a class society, they do not have the same possibilities of acquiring the knowledge produced throughout human culture. It is necessary to understand the training of teachers to work in rural schools and the commitment to the rural working class. It is concluded that training aimed at human emancipation must assume a revolutionary character, so that there is dialogue with systematized scientific knowledge. This directed and intentional process provides the basis for revolutionary praxis in all spheres of an individual's life, since through praxis and concrete political struggle, class consciousness and identity are forged.

Keywords: Training. Teachers. Rural Schools.

 

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Biografia do Autor

Geizi Kelly Floriano Raposo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021). Atualmente cursa doutorado em Educação na Universidade de Mato Grosso do Sul. É professora da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – MS. E-mail: geiziraposo@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3844-2192

Célia Beatriz Piatti, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Graduada em Pedagogia – Licenciatura em Pedagogia – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, com especialização em Administração escolar e Orientação educacional. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2006) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). E-mail: Celia.piatti@ufms.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2733-8218

 

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Publicado

29/05/2024
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Como Citar

FLORIANO RAPOSO, G. . K.; PIATTI, C. B. Formação de professores e educação do campo: Contribuições da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Critica: Teacher training and rural education: Contributions of Historical-Cultural Theory and Historical-Critical Pedagogy. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8001. Acesso em: 11 nov. 2024.

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