As políticas de formação inicial e continuada na contemporaneidade: perspectivas e desafios para a Educação Física no Brasil
Initial and continuing training policies in contemporaneity: perspectives and challenges for physical education in brazil
Resumo
Resumo
Analisa as políticas de formação inicial e continuada na contemporaneidade, identificando contradições, embates e avanços oriundos das mudanças nas políticas educacionais brasileiras nas duas últimas décadas. Apresenta reflexões sobre essas determinações para o campo das políticas de formação dos professores da Educação Básica e para a formação de professores na Educação Física. Reafirma que a lógica mercantil tem conduzido as políticas educacionais, estreitando as relações entre empresa privada e consumidor, com um modelo gerencial de educação. Identifica-se o PIBID como articulador da formação que buscou dar resposta ao distanciamento entre universidade e educação básica, fortemente denunciado em períodos anteriores, mas que nos coloca o desafio de enfrentar algumas “armadilhas” da epistemologia da prática. Os desafios apontam para a necessidade de colocar de forma objetiva e urgente as questões materiais que envolvem a educação em geral e a formação de professores, bem como a superação da lógica dicotômica da teoria e da prática, recolocando as questões sobre a concepção de trabalho educativo, escola e conhecimento.
Palavras-Chave: Formação de professores/as. Políticas educacionais. Educação Física.
Abstract
This paper analyses the contemporary policies of initial and continuous training, identifying contradictions, conflicts and breakthroughs achieved through changes in educational policies in Brazil; also presents thoughts about these resolutions in relation to the subject of policies for the initial training of professionals in Elementary Education, as well as professionals training. It’s reaffirms that the commercial approach has been leading the educational policies, deepening the connections between the private sector and consumers, under a managerial model of education. The Pibid It also identifies as the articulator behind training that attemped to respond to the detachment between college and elementary education, which was strongly denounced in previous periods, at teh same which poses the challenge of facing some “traps” of the epistemology of practice. The challenges point to the need to objectively and urgently pose the material issues involving education in general and teacher training, as well as overcoming the dichotomous logic of theory and practice, reposing questions about the design of educational work , school and knowledge.
Keywords: Teacher Training. Educational Policies. Physical Education.
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