A formação continuada de professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa em São Luís/MA.

The continuing education of teachers in the National Pact for Literacy at the Right Age in São Luís / MA.

Autores

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão sobre os resultados obtidos em dissertação de mestrado, na qual se analisou a formação continuada de professores da rede municipal de São Luís por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC no triênio 2013-2016. Como fundamentação metodológica, adotamos a abordagem qualitativa, mediante pesquisa bibliográfica, documental e de campo na perspectiva histórico-dialética. A análise dos dados empíricos, respaldam-se em Kosik (1976), Curado (2001, 2014), Gadotti (2010), Frigotto (2010). Os resultados obtidos indicam que o processo de implementação do PNAIC, desde sua criação em 2013, tem perpassado por reestruturações, avanços e recuos sistêmicos. A concepção de formação continuada identificada no PNAIC baseia-se no modelo da Racionalidade Técnica, na medida que se afasta do modelo baseado na Racionalidade Crítica (ou da Práxis).

Palavras-chave: Formação Continuada de Professores; Práxis Docente; PNAIC. 

 

Abstract

This presents a concise reflection on the results obtained in a master's dissertation, in which the continuing education of teachers in the São Luís municipal system was analyzed through the National Pact for Literacy in the Right Age-PNAIC in the 2013-2016 period. As a methodological basis, we adopted the qualitative approach, through bibliographic, documentary and field research in the historical-dialectic perspective. The analysis of empirical data was supported by Kosik (1976), Curado (2001, 2014), Gadotti (2010), Frigotto (2010). The results obtained indicate that the process of implementing the PNAIC, since its creation in 2013, has undergone systemic restructuring, advances and setbacks. The concept of continuing education identified in the PNAIC is based on the Technical Rationality model, as it moves away from the model based on Critical Rationality (or Praxis).

Keywords: Continuing Teacher Education; Teaching praxis; PNAIC.

 

 

Biografia do Autor

Jerry Wendell Rocha Salazar, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (2018). Membro do Grupo de Pesquisa em Escola Currículo e Formação Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA; Membro do Grupo de Pesquisa em Qualidade da Educação Básica (GPQe) da Universidade Estadual do Maranhão. Membro Associado da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE); Professor externo da Universidade Federal do Maranhão.

E-mail: jerryrochasalazar@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8778-7149

Maria de Fátima Ribeiro Franco Lauande, Universidade Federal do Maranhão

 

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, tele ensino, formação de professores, sociologia, filosofia, movimentos sociais, estado e política educacional. Membro da linha de pesquisa: Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente e do Grupo de Estudo Formação Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Projeto de Pesquisa: Políticas curriculares: um referencial para análise da formação em cursos de graduação na UFMA.

E-mail:  fatimalauande2020@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6270-3420

Downloads

Publicado

30/07/2021

Edição

Seção

Artigos