Apresentação Dossiê: Formação de professores em Educação Física no Brasil e na Argentina: concepções, desenvolvimento e dimensões teórico-metodológicas

Presentación Dossier: Formación de profesores de Educación Física en Brasil y Argentina: concepciones, desarrollo y dimensiones teórico-metodológicas

Autores

Resumo

Resumo

Este dossiê trata de questões afeitas ao âmbito da formação de professores de Educação Física no Brasil e na Argentina. As problematizações se traduzem em considerações acerca do desenvolvimento histórico dessa formação, passando por questões de identidade e saberes docentes, até as políticas de formação inicial e continuada na contemporaneidade. Contempla, ainda, as perspectivas curriculares em suas dimensiones epistemológicas, bem como aproximações sobre a formação nos dois países, evidenciando particularidades de cada contexto. Interessados em refletir sobre esse campo de conhecimento em seus contextos particulares, as cinco linhas de análise pretendidas buscam explorar o conhecimento crítico acumulado a respeito, colaborando para suscitar novas questões que estimulem a atuação dos professores de Educação Física nos diversos contextos em que se processa a essa formação.

Palavras-chave: Formação de Professores; Educação Física; Políticas; Fundamentos histórico-epistemológicos

 

Resumen

Este dossier trata de acercar estudios actuales que tratan la formación de profesores de Educación Física en Brasil y Argentina. Las problematizaciones se traducen en consideraciones acerca del desenvolvimiento histórico de dicha formación, pasando por cuestiones de identidad y saberes docente, así como de políticas de formación inicial en la contemporaneidad. Se incorporan las perspectivas curriculares en sus dimensiones epistemológicas y, por último, aproximaciones sobre la formación de posgrado evidenciando particularidades de cada contexto. Las cinco líneas pretendidas aspiran a la divulgación de conocimientos críticos que colaboren a suscitar nuevas cuestiones que estimulen la actuación de los educadores en educación física.

Palabras clave: Formación de Profesores; Educación Física; Fundamentos históricos y epistemológicos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislene Alves do Amaral

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2018). Professora na Universidade Federal de Uberlândia. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Educação Física Ensino Fundamental (2011-2013). Coordenadora do Núcleo Brasileiro de Dissertações e Teses – NUTESES/UFU e do Laboratório de estudos sobre Escola, Currículo e Educação Física – LECEF/UFU. E-mail: gislene1amaral@gmail.com

Orcid - https://orcid.org/0000-0002-9556-556X

 

Marina Ferreira de Souza Antunes

 Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (1991) mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2005) área de concentração Educação Escolar e doutorado em Educação (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, área de concentração Gestão, Políticas Públicas e Avaliação Educacional. Professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Laboratório de Estudos sobre Escola, Currículo e Educação Física (LECEF/FAEFI/UFU) e do NUTESES/UFU. Presidenta do Conselho Municipal de Educação (Gestão 2017-2019). Coordenadora do II Curso de Especialização em Educação Física Escolar. Coordenadora do Curso de Graduação em Educação Física – Grau Licenciatura (2018-2021). Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Educação Física (2018-2022). E-mail: marina.antunes@ufu.br 

Orcid: ORCID - https://orcid.org/0000-0001-6312-050X

 

Mariel Ruiz

 

Doctora en Pedagogía por la Universidad de Barcelona (2011) y Magister por la misma Universidad (2004). Licenciada en Nivel Inicial (2002) por la Universidad Nacional de Luján, Buenos Aires. Argentina y Profesora de Educación Física (1986-1987) por el Instituto Nacional de Educación Física Dr. Dalmascio Vélez Sarsfield, E.S.N.E.P Capital Federal Argentina entre otras titulaciones de grado. Actualmente Profesora/ investigadora del Departamento de Educación de la Universidad Nacional de Luján en la carrera, Profesorado Universitario en Educación Física, área de las didácticas especificas. Jefe de Trabajos Prácticos de la asignatura de Taller de practicas de enseñanza en educación Formal 1 en el Profesorado en Educación Física, Universidad Nacional de Hurlingham, y Profesora del talle de observaciones y practicas de enseñanza en el Nivel Inicial en el Instituto de Formación Superior en Educación Física, Dr. Federico W. Dickens. Autora de libros, capítulos de libros y artículos publicados en diversas revistas científicas.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5302-778X   Email: ruizmariel1@gmail.com

Downloads

Publicado

04/11/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 220
  • pdf downloads: 159

Como Citar

ALVES DO AMARAL, G. .; FERREIRA DE SOUZA ANTUNES, M.; RUIZ, M. Apresentação Dossiê: Formação de professores em Educação Física no Brasil e na Argentina: concepções, desenvolvimento e dimensões teórico-metodológicas: Presentación Dossier: Formación de profesores de Educación Física en Brasil y Argentina: concepciones, desarrollo y dimensiones teórico-metodológicas. Revista Cocar, [S. l.], n. 10, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4882. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

Apresentação