Hermenêutica e Arquitetura: contribuições para formação de professores

Autores

  • Josicler Orbem Alberton josicler.alberton@ufsm.br
  • Patrício Ceretta patricioceretta@yahoo.com.br
  • Luiz Gilberto Kronbauer gilberto.kronbauer@gmail.com
  • Valeska Maria Fortes de Oliveira vfortesdeoliveira@gmail.com

Resumo

Hermeneutics and Architecture: contributions to professors training

Resumo

O presente artigo visa contribuir com as reflexões na Educação através de uma discussão sobre arquitetura, como vestígio do habitar do homem no mundo, e apresenta como fundo teórico o conceito de Experiência Estética (GADAMER, 2015) e o de Mímesis (RICOEUR, 2010). Pretende mostrar o valor da arquitetura como um lugar potente para se discutir a formação de professores (pelo cotidiano) porque, além de propiciar vivências, apresenta-se como um convite a interpretações. Esta abertura à interpretação (hermenêutica) vai ao encontro do conceito de formação como trajetória reflexiva de cada ser humano ­­­– em diálogo com os outros num mundo-linguagem­ – onde a arquitetura pode ser disparadora do processo formativo.

Palavras chaves: Formação de professores. Hermenêutica filosófica. Arquitetura.

 

Abstract

This article aims to contribute to the reflections on Education through a discussion about Architecture, as a vestige of the inhabiting of man in the world. It presents as theoretical background the concept of Aesthetic Experience (GADAMER, 2015) and the concept of Mímesis (RICOEUR, 2010). It intends to show the value of architecture as a potent place to discuss professors training by everyday life, because the architecture, in addition to providing experiences, it is always open to interpretations. This invitation to interpretation (hermeneutics) meets the concept of formation as a reflexive trajectory of each human being – in dialogue with others in a world-language – where architecture can be a trigger for the formative process.

Keywords: Professor training. Philosophical hermeneutics. Architecture.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josicler Orbem Alberton

Professora Adjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Arquitetura e Urbanismo (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2006) pela mesma Instituição. É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Maria (2016) — Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional — e coordena, junto com outros professores, o Laboratório de Paisagem e Arquitetura (PARQUI) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, Campus Sede. É membro do Grupo de Pesquisa Paisagem, Arquitetura e Imaginários (PARQUI), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS) — ambos na UFSM — e do Grupo de Pesquisa Representações: Imaginário e Tecnologia (RITe) — Universidade de São Paulo (USP). E-mail: josicler.alberton@ufsm.br/

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8645-2013

Patrício Ceretta

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009), com habilitação nas áreas de Sociologia, Psicologia e História. Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (2010). Tem experiência como Educador Social. Exerce atividades de formação e assessoria a grupos juvenis, organizando seminários, encontros, palestras, oficinas. Elabora projetos na área social. Mestre em Educação e Doutorando em Educação — Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional — pela Universidade Federal de Santa Maria. 

E-mail: patricioceretta@yahoo.com.br/

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1703-7005

Luiz Gilberto Kronbauer

 Graduado em Filosofia pela FAFINC (1982), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Coordenou os Cursos de Graduação em Filosofia da Unisinos e do Unilasalle, de 1994 a 2000. Atuou como professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação — Mestrado — do Unilasalle. Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, lotado no Departamento de Fundamentos da Educação. Coordenou o Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional - Graduação. É Professor do PPG — Educação do Centro de Educação da UFSM e Pesquisa acerca das implicações epistemológicas e éticas da educação - Epistemologia e Educação e desenvolve pesquisa sobre Formação de Professores de Filosofia e a Percepção dos estudantes do Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional acerca das necessidades, da importância e das implicações epistemológicas e metodológicas da formação docente para atuação na Educação Profissional. Tem larga experiência na área de Filosofia, com ênfase na Ética Clássica e interfaces entre filosofia e educação, ética e gestão. Referenciais: dialética, fenomenologia e hermenêutica. E-mail: gilberto.kronbauer@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5470-0358

Valeska Maria Fortes de Oliveira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Buenos Aires, Argentina (2007). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS), criado em 1993 e consolidado no CNPq. Realiza junto com o Grupo GEPEIS projetos de Formação Cultural no âmbito da UFSM e fora dela: Ouvindo Coisas: outras formas de estar juntos e Cirandas do Imaginário. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa no CNPq até 2012. Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Educação da UFSM, desde 1997. Coordena a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Pesquisa e desenvolve estudos e investigações no campo do Imaginário Social com o foco nas narrativas de vida de professores, no cinema e na formação docente. Integra a Rede Latino-americana de Cinema e Audiovisual - KINO. Parecerista ad hoc do GT08 Formação de Professores. Coordena no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria, convênios com a Argentina, o México e Chile e participa como integrante da Associação de Universidades Grupo Montevideo no Núcleo Disciplinar Educação para a Integração. É membro da Associação Iberoamericano de Docência Universitária (AIDU) e da Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior(RIES). Pesquisadora da Rede GEU UFSM - Grupo de Estudos sobre Universidade / UFSM. Membro da Associação Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica (Biograph). E-mail: vfortesdeoliveira@gmail.com/

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8295-1007

 

 

Downloads

Publicado

28/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 258
  • PDF downloads: 161

Como Citar

ALBERTON, J. O.; CERETTA, P.; KRONBAUER, L. G.; DE OLIVEIRA, V. M. F. Hermenêutica e Arquitetura: contribuições para formação de professores. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 502–520, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2852. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)