Do iminente ao fato, a escola é um campo de disputa

Do iminente ao fato, a escola é um campo de disputa

Autores

Palavras-chave:

Escola Pública, Formação de professores/as, educação como ´prática da liberdade

Resumo

O objetivo deste artigo é demarcar a escola pública como um campo de disputa política. Para tanto, destaca-se as formulações e ações propostas por Paulo Freire, quando assumiu a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989), que promoveram mudanças no modelo educacional, referenciadas no diálogo e na formação humana assentadas na construção de uma sociedade democrática. A metodologia adotada consistiu na revisão bibliográfica, com uma abordagem qualitativa. Portanto, foram consideradas como fundamentos que ampliam a compreensão da importância da escola pública e da formação e valorização docente em contraposição aos avanços da implantação das políticas neoliberais no campo educacional, como a instituição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Base Nacional Comum-Formação (BNC-F). Pretende-se despertar um pensamento crítico a educação pública brasileira defendendo um projeto democrático de educação.

Palavras-Chave: escola pública; formação de professores; educação como prática de liberdade.

 

Abstract

The objective of this article is to demarcate public schools as a field of political dispute. To this end, we highlight the formulations and actions proposed by Paulo Freire, when he took over the Municipal Department of Education of São Paulo (1989), which promoted changes in the educational model, referenced in dialogue and human training based on the construction of a democratic society. The methodology adopted consists of a bibliographic review, with a qualitative approach. Therefore, it was considered as foundation that broadens the understanding of the importance of public schools and teacher training and development in opposition to advances in the implementation of neoliberal policies in the educational field, such as the institution of the National Common Curricular Base (BNCC) and National Common Base. Training (BNC-F). The aim is to awaken critical thinking in Brazilian public education, defending a democratic education project.

Keywords: public schools; teacher training; education as a practice of freedom.

 

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Biografia do Autor

Wildiane Sousa Braga, Rede Municipal de Ensino de São Paulo

Pedagoga e mestra em educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Membra do Grupo de Pesquisa e Observatório de Desenvolvimento Docente e Inovação Pedagógica (GEODDIP), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifesp, e-mail wildianebraga@gmail.com, Orcid https://orcid.org/0000-0001-7252-4637.

Jorge Luiz Barcellos da Silva, Universidade Federal de São Paulo – Unifesp

Licenciado em Geografia (UFRGS), Mestre em Geografia Humana (USP) e Doutor em Ciências Sociais (PUCSP). Professor Associado no Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação/UNIFESP. Interesses de pesquisa: Ensino de Geografia, Escola pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Observatório de Desenvolvimento Docente e Inovação Pedagógica (GEODDIP), e-mail jorge.barcellos@unifesp.br, Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5135-6363.

Magali Aparecida Silvestre, Universidade Federal de São Paulo – Unifesp

Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP. Professora Associada II do Departamento de Educação, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH, Campus Guarulhos, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Leciona no curso de Pedagogia e é credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Observatório de Desenvolvimento de Docente e Inovação Pedagógica (GEODDIP), e-mail magali.silvestre@unifesp.br, Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2631-7383.

 

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Publicado

14/10/2024
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Como Citar

SOUSA BRAGA, W.; BARCELLOS DA SILVA, J. L.; APARECIDA SILVESTRE, M. Do iminente ao fato, a escola é um campo de disputa: Do iminente ao fato, a escola é um campo de disputa. Revista Cocar, [S. l.], n. 28, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9157. Acesso em: 22 dez. 2024.