Do iminente ao fato, a escola é um campo de disputa
Do iminente ao fato, a escola é um campo de disputa
Palavras-chave:
Escola Pública, Formação de professores/as, educação como ´prática da liberdadeResumo
O objetivo deste artigo é demarcar a escola pública como um campo de disputa política. Para tanto, destaca-se as formulações e ações propostas por Paulo Freire, quando assumiu a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989), que promoveram mudanças no modelo educacional, referenciadas no diálogo e na formação humana assentadas na construção de uma sociedade democrática. A metodologia adotada consistiu na revisão bibliográfica, com uma abordagem qualitativa. Portanto, foram consideradas como fundamentos que ampliam a compreensão da importância da escola pública e da formação e valorização docente em contraposição aos avanços da implantação das políticas neoliberais no campo educacional, como a instituição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Base Nacional Comum-Formação (BNC-F). Pretende-se despertar um pensamento crítico a educação pública brasileira defendendo um projeto democrático de educação.
Palavras-Chave: escola pública; formação de professores; educação como prática de liberdade.
Abstract
The objective of this article is to demarcate public schools as a field of political dispute. To this end, we highlight the formulations and actions proposed by Paulo Freire, when he took over the Municipal Department of Education of São Paulo (1989), which promoted changes in the educational model, referenced in dialogue and human training based on the construction of a democratic society. The methodology adopted consists of a bibliographic review, with a qualitative approach. Therefore, it was considered as foundation that broadens the understanding of the importance of public schools and teacher training and development in opposition to advances in the implementation of neoliberal policies in the educational field, such as the institution of the National Common Curricular Base (BNCC) and National Common Base. Training (BNC-F). The aim is to awaken critical thinking in Brazilian public education, defending a democratic education project.
Keywords: public schools; teacher training; education as a practice of freedom.
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