Docência na Educação do Campo: direitos, prática pedagógica e resistência na escola pública

Teaching in Rural Education: rights, pedagogical practice and resistance in public schools

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo; Prática pedagógica; Cartografia social; Direitos

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as sínteses materializadas por meio da cartografia social – prática pedagógica vivenciada na formação de professores/as do campo como sujeitos históricos –, pensada a partir do diálogo e da valorização dos povos das comunidades do campo da Amazônia Paraense conforme os princípios da Educação do Campo. Utilizando a observação participante, para uma melhor compreensão da realidade do território, foi vivenciada a pesquisa-ação para o fortalecimento do diálogo e a valorização da diversidade na escola do campo. A cartografia social evidenciou sua relevância frente à iniciativa pedagógica de conhecer a realidade do território da comunidade. Portanto, a experiência potencializa a reafirmação do direito ao acesso à escola pública do campo com qualidade e permanência e à materialidade de processos educativos coletivos, críticos, dialógicos e problematizadores.

Palavras-chave: Educação do Campo; Prática pedagógica; Cartografia social.

 

Abstract

This article aims to present the syntheses materialized through social cartography – a pedagogical practice experienced in the training of rural teachers as historical subjects –, thought from the dialogue and appreciation of the people of rural communities in the Amazon of Pará, Brazil, according to the principles of Rural Education. Using participant observation, for a better understanding of the reality of the territory, action research was carried out to strengthen dialogue and value diversity in the rural school. Social cartography highlighted its relevance in relation to the pedagogical initiative of understanding the reality of the community’s territory. Therefore, the experience enhances the reaffirmation of the right to access and permanence to quality public rural schools and the materialization of collective, critical, dialogical, and problem-posing educational processes.

Keywords: Rural Education; Pedagogical practice; Social cartography.

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes Do Nascimento Silva, Universidade Federal do Pará

Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal do Pará (2023), graduada em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (2002) e em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2019). Especialista em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Patos (2007). Funcionária efetiva da Secretaria Municipal de Educação do município de Castanhal, Pará. Professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental, anos iniciais. Integrante do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Infância Educação e Cultura na Amazônia Paraense (NEPIECAP). E-mail: mariasilva121747@gmail.com.   Orcid iD: https://orcid.org/0009-0004-5773-8345.

Maria Conceição dos Santos Costa, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Educação Física e em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UFPA). Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na UFPA, com Doutorado sanduíche na Universidade de Buenos Aires, Argentina, via CAPES. Professora Associada no PPGE e na Faculdade de Educação Física na UFPA – campus Belém. Atua na coordenação colegiada do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Educação Física, Esporte e Lazer (GEPEF) e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (Geperuaz) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente (Gestrado), na UFPA.  E-mail: concita.ufpa@gmail.com.

Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-8256-068X.

Raquel do Nascimento Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Licenciada em Biologia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2022), Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Única Prominas (2024). Possui experiência com Formação Continuada de Professores em Educação Ambiental e Aprendizagem significativa no contexto da Educação do Campo. E-mail: rnascimentosilva21@gmail.com.

Orcid iD: https://orcid.org/0009-0001-0761-4529.

 

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Publicado

22/12/2024
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Como Citar

DO NASCIMENTO SILVA, M. de L.; DOS SANTOS COSTA, M. C.; DO NASCIMENTO SILVA, R. Docência na Educação do Campo: direitos, prática pedagógica e resistência na escola pública: Teaching in Rural Education: rights, pedagogical practice and resistance in public schools . Revista Cocar, [S. l.], n. 33, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9815. Acesso em: 25 dez. 2024.