Notas sobre a constituição e o desenvolvimento do campo acadêmico da Educação Física no Brasil
Notes on the constitution and development of the academic field of Physical Education in Brazil
Resumo
O presente texto faz uma discussão do campo acadêmico da Educação Física. Nossa intenção é compreender algumas das nuances da constituição do campo acadêmico Educação Física, além de propor uma possibilidade interpretativa para o entendimento das peculiaridades dessa área de conhecimento no Brasil. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e utiliza o modelo de análise do conteúdo para tratamento do material empírico. O suporte teórico para a elaboração desta pesquisa foi um conjunto de textos especializados sobre a discussão, em diálogo com as ideias de campo e campo científico de Pierre Bourdieu. Aponta que mesmo com as diversas problemáticas políticas, sociais, pedagógicas e epistemológicas presentes na área da Educação Física desde o final do século XVIII, o campo se fortaleceu e cresceu na perspectiva do hibridismo, sendo este um aspecto que necessita ser potencializado no sentido de tornar possível o avanço da pesquisa e da intervenção com as práticas corporais.
Palavras-chave: Educação Física; Campo acadêmico; Produção de conhecimento.
Abstract
This text discusses the academic field of Physical Education. Our intention is to understand some of the nuances of the constitution of the Physical Education academic field, in addition to proposing an interpretative possibility for understanding the peculiarities of this area of knowledge in Brazil. Methodologically, it is a bibliographical research and uses the content analysis model to treat the empirical material. The theoretical support for the elaboration of this research was a set of specialized texts on the discussion, in dialogue with Pierre Bourdieu's field and scientific field ideas. It points out that even with the various political, social, pedagogical and epistemological issues present in the field of Physical Education since the end of the 18th century, the field has strengthened and grown in the perspective of hybridity, which is an aspect that needs to be enhanced in order to make possible the advancement of research and intervention with body practices.
Keywords: Physical Education; Academic field; Knowledge production.
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