Notas sobre a constituição e o desenvolvimento do campo acadêmico da Educação Física no Brasil

Notes on the constitution and development of the academic field of Physical Education in Brazil

Autores

Resumo

O presente texto faz uma discussão do campo acadêmico da Educação Física. Nossa intenção é compreender algumas das nuances da constituição do campo acadêmico Educação Física, além de propor uma possibilidade interpretativa para o entendimento das peculiaridades dessa área de conhecimento no Brasil. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e utiliza o modelo de análise do conteúdo para tratamento do material empírico. O suporte teórico para a elaboração desta pesquisa foi um conjunto de textos especializados sobre a discussão, em diálogo com as ideias de campo e campo científico de Pierre Bourdieu. Aponta que mesmo com as diversas problemáticas políticas, sociais, pedagógicas e epistemológicas presentes na área da Educação Física desde o final do século XVIII, o campo se fortaleceu e cresceu na perspectiva do hibridismo, sendo este um aspecto que necessita ser potencializado no sentido de tornar possível o avanço da pesquisa e da intervenção com as práticas corporais.

Palavras-chave: Educação Física; Campo acadêmico; Produção de conhecimento.

 

Abstract

This text discusses the academic field of Physical Education. Our intention is to understand some of the nuances of the constitution of the Physical Education academic field, in addition to proposing an interpretative possibility for understanding the peculiarities of this area of ​​knowledge in Brazil. Methodologically, it is a bibliographical research and uses the content analysis model to treat the empirical material. The theoretical support for the elaboration of this research was a set of specialized texts on the discussion, in dialogue with Pierre Bourdieu's field and scientific field ideas. It points out that even with the various political, social, pedagogical and epistemological issues present in the field of Physical Education since the end of the 18th century, the field has strengthened and grown in the perspective of hybridity, which is an aspect that needs to be enhanced in order to make possible the advancement of research and intervention with body practices.

Keywords: Physical Education; Academic field; Knowledge production.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Professor da SEDUC/PA entre 2017 e 2018. Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), integrando a linha de pesquisa: Estudos de Formação e Práticas Pedagógicas em Educação e Educação Física. Atua como Revisor do periódico Arquivos em Movimento (UFRJ). Possui aproximação, estudos e pesquisas nos seguintes temas: Processos e Práticas Colaborativas de Formação de Professores; Educação Física Escolar; Práticas Corporais e Questões Epistemológicas e Filosóficas da Educação Física. Apresenta experiência na Educação Física escolar e na formação continuada de professores como áreas de intervenção e pesquisa a partir de vínculos institucionais, empregatícios e programas de políticas públicas.

 ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7871-2030.  E-mail: renanfurtado@ufpa.br  

 

Carlos Nazareno Ferreira Borges , Universidade Federal do Pará

Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Professor da Universidade Federal do Pará, lotado no Instituto de Ciências da Educação (ICED). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). Líder do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1911-2278. E-mail: enosalesiano@hotmail.com      

Gabriel Pereira Paes Neto , Secretaria de Estado de Educação do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA). Professor da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA). Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1065-6882. E-mail:  gabrielpaesneto@gmail.com

 

Downloads

Publicado

05/02/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 382
  • pdf downloads: 196

Como Citar

FURTADO, R. S.; FERREIRA BORGES , C. N.; PAES NETO , G. P. Notas sobre a constituição e o desenvolvimento do campo acadêmico da Educação Física no Brasil: Notes on the constitution and development of the academic field of Physical Education in Brazil . Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5280. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos