Expressões culturais e práticas educativas: possibilidades de educação em diferentes contextos

Autores

  • Joelci Mora Silva joelci.mora@gmail.com
  • Celia Beatriz Piatti celiabpiatti@gmail.com
  • Eder Ahmad Charaf Eddine ederahmad@gmail.com

Resumo

Cultural expressions and educational practices: educational possibilities in different contexts

 

Resumo

O principal objetivo desse artigo é apresentar e analisar aspectos das dimensões educativa e cultural da festa de São João de Corumbá, em Mato Grosso do Sul. A necessidade dessa interlocução nasceu dos estudos da pesquisa “A educação no processo de constituição de sujeitos: o dito nas produções e o feito no cotidiano”. Os dados provieram de entrevistas com professoras que vivem e trabalham na região do Pantanal-MS, e foram analisados sob os postulados da Teoria Histórico-Cultural. Conclui-se que nas festas populares se estabelece a comunicação entre o local e o universal, permitindo uma educação intrínseca a diferentes espaços, tempos e contextos.

Palavras-chave: Educação. Cultura. Espaços educativos não formais.

 

Abstract

Abstract: The main objective of this paper is to present and analyze aspects of the educational and cultural dimensions of São João’s party, that occur in Corumbá, of Mato Grosso do Sul. This dialogue was born from the studies realized by the research named “The education as a process of the subject constitution: the said in the works and the done in everyday life”. The data came from interviews of teachers that live and work in Pantanal, Mato Grosso do Sul. The informations was analysed under the postulates of Historical-Cultural Theory. We conclude that the popular parties to establish communication between the local and universal, allowing different intrinsic education spaces, times and contexts.

Keywords:  Education. Culture. Non-formal educational spaces.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelci Mora Silva

 

Doutora em Educação (Linha de Pesquisa Processos formativos, práticas educativas, diferenças) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017). Mestre em Educação (Linha de Pesquisa Processos formativos, práticas educativas, diferenças) pela UFMS. Licenciada em História pela UFMS, possuindo também curso em Análise de Sistemas (SEIC). Atua como professora substituta no curso Licenciatura em História - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, nas disciplinas Teorias e Metodologias da História I, História Antiga e História Contemporânea (desde março de 2018). Trabalhou como professora substituta das disciplinas de Metodologias da História, História Antiga, História Regional, Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso no curso Licenciatura em História - UFMS. Foi professora voluntária do curso Licenciatura em História - UFMS nas disciplinas de Prática de Ensino em História II, Prática de Ensino em História III e Estágio Supervisionado II. Atuou na Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (EAD - UFMS) como professora pesquisadora nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Pós-graduação, em nível de especialização, Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça e como professora conteudista no curso de extensão Produção de Material Didático para a diversidade. Possui experiência nas áreas de Informática educacional e formação de professores. Pesquisadora nas áreas de Psicologia, Educação e Prática docente, com o foco no tema Tecnologias na Educação. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação - GEPPE/UFMS. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4862-4245  E-mail: joelci.mora@gmail.com

Celia Beatriz Piatti

 

Doutora em Educação (Linha de Pesquisa Processos formativos, práticas educativas, diferenças) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, com especialização em Administração Escolar e Orientação Educacional. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2006). Coordenadora do grupo de pesquisa em formação de professores (GPFORP). Professora da UFMS, lotada na Faed (Faculdade de Educação) atuando como docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo-LeduCampo, do curso de Pedagogia e no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é coordenadora da linha de pesquisa -Processos formativos, práticas educativas, diferenças. Tem experiência na área de educação, atuando em ensino, pesquisa e extensão com os seguintes temas: Educação do Campo; Formação de professores na perspectiva histórico cultural. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-2733-8218

E-mail: celiabpiatti@gmail.com

 

Eder Ahmad Charaf Eddine

 

Doutor em Educação (linha de pesquisa Psicologia e Educação) pela Universidade de São Paulo - USP (2018). Possui mestrado em Educação, linha de pesquisa Educação, Psicologia e Prática Docente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS e graduação em Psicologia - Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. É Professor do Magistério Superior da Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia e Educação.

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-1882-8503   E-mail: ederahmad@gmail.com

Downloads

Publicado

28/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 268
  • PDF downloads: 182

Como Citar

SILVA, J. M.; PIATTI, C. B.; EDDINE, E. A. C. Expressões culturais e práticas educativas: possibilidades de educação em diferentes contextos. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 125–143, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2825. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos