Educação e Pandemia: lições, tensões e ressignificação da formação de professores

Education and Pandemic: lessons, tensions and resignification of teacher training

Autores

Resumo

O presente estudo aborda a questão do trabalho docente no contexto da pandemia de Covid-19 no que se refere ao processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento da prática educativa. O problema central é como os professores da educação básica perceberam os impactos de outros formatos de ensino no desempenho de sua prática educativa. O objetivo geral consiste em analisar a percepção dos professores da educação básica sobre o cenário pandêmico e as lições aprendidas que ressignificam a formação de professores para o pós-pandemia. Usou-se pesquisa bibliográfica, com abordagem predominante quantitativa e incursão de campo com aplicação de questionário online e, por fim, análise interpretativa dos resultados. Os resultados apontam para ressignificação da formação de professores, em virtude dos diferentes formatos de ensino experimentados que exigiu dos docentes, um novo olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Educação básica; Pandemia; Formação de Professores.

 

 

Abstract

This study addresses the issue of teaching work in the context of the Covid-19 pandemic with regard to the process of teaching, learning and development of educational practice. The central problem is how basic education teachers perceived the impacts of other teaching formats on the performance of their educational practice. The general objective is to analyze the perception of basic education teachers about the pandemic scenario and the lessons learned that reframe teacher training for the post-pandemic. Bibliographical research was used, with a predominantly quantitative approach and field incursion with the application of an online questionnaire and, finally, an interpretative analysis of the results. The results point to a re-signification of teacher training, due to the different teaching formats experienced, which required teachers to have a new look at the teaching and learning process.

Keywords: Basic education; Pandemic; Teacher training.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Luis da Silva Cardoso, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Doutorando em Comunicação, Linguagem e Cultura pela Universidade da Amazônia (2021); Mestre em Educação pela Universidade do Estado Pará (2016); Especialista em Docência Superior pela Faculdade Internacional de Curitiba (2010); Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2012); Graduado em Gestão Empresarial pela Universidade da Amazônia (2008); foi Professor do PARFOR pela Universidade Federal Rural da Amazônia; foi Professor da SEMEC Belém na Escola Olga Benário - UP Verdejante IV e Coordenador Pedagógico; foi Professor da Educação Geral Seduc/PA; foi Instrutor horista da Escola de Administração Fazendária - ESAF; Exerceu docência em Pós-Graduação pela UNAMA, IEPA, SINAPSES e UNICID. Tem como linhas de pesquisa: Formação inicial e continuada de professores; Trabalho Docente; Didática; Processo de Ensino e Aprendizagem; Avaliação Educacional; História da Educação; Educação do Campo; Educação Ambiental; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Prática Pedagógica; Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial e Inclusiva; Leitura e Escrita; Alfabetização e Letramento. Associado Individual da ANPED; Atualmente participa como Docente pesquisador do GELICS - Grupo de Estudos em Literatura, Cultura e Sociedade; Atuante no GEMIP - Grupo de Pesquisa em Manejo Integrado de Pragas por meio do GEMIP na Escola; participa como pesquisador do projeto de pesquisa e extensão Poesia no Dia a Dia: Grupos Vivenciais e Resiliência. Professor da Área da Educação da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, Campus Tomé-Açu/PA.

E-mail: jefferson.cardoso@ufra.edu.br  Orcid: http://orcid.org/0000-0001-7413-5467

 

Rosângela Araújo Darwich, Universidade da Amazônia - UNAMA

Psicóloga (CRP-10/725), psicoterapeuta e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) e do curso de Psicologia da Universidade da Amazônia (UNAMA). Doutora em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (PPGTPC/UFPA) e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (CENSUPEG), com estágio pós-doutoral na Universidade Protestante de Ciências Aplicadas de Freiburg, na Alemanha. Líder do grupo de pesquisa "Poesia no Dia a Dia: Grupos Vivenciais e Resiliência", uma das líderes do Grupo de Pesquisa Interfaces do Texto Amazônico (GITA) e integrante dos grupos de pesquisa "Narrativa e Acontecimento Midiáticos: desafios metodológicos para a apreensão das experiências glocais amazônicas" (PPGCLC/UNAMA, PPGCOM/UFT e PPGCOM/UFMG), contemplado pelo Edital 21/2018 (PROCAD-Amazônia/CAPES), Núcleo de Diversidade Cultural e Sustentabilidade Socioambiental na Amazônia Paraense (Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação - PDPG/CAPES - Amazônia Legal, PPGCLC-UNAMA / PPGC-UNAMA) e Estudos de Literatura, Tradução e Imagem (PPGL/UFPA).

E-mail: rosangeladarwich@yahoo.com.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7325-9097

Downloads

Publicado

02/08/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 217
  • pdf downloads: 239

Como Citar

CARDOSO, J. L. da S.; DARWICH, R. A. Educação e Pandemia: lições, tensões e ressignificação da formação de professores: Education and Pandemic: lessons, tensions and resignification of teacher training . Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6270. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos