Educação e Pandemia: lições, tensões e ressignificação da formação de professores
Education and Pandemic: lessons, tensions and resignification of teacher training
Resumo
O presente estudo aborda a questão do trabalho docente no contexto da pandemia de Covid-19 no que se refere ao processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento da prática educativa. O problema central é como os professores da educação básica perceberam os impactos de outros formatos de ensino no desempenho de sua prática educativa. O objetivo geral consiste em analisar a percepção dos professores da educação básica sobre o cenário pandêmico e as lições aprendidas que ressignificam a formação de professores para o pós-pandemia. Usou-se pesquisa bibliográfica, com abordagem predominante quantitativa e incursão de campo com aplicação de questionário online e, por fim, análise interpretativa dos resultados. Os resultados apontam para ressignificação da formação de professores, em virtude dos diferentes formatos de ensino experimentados que exigiu dos docentes, um novo olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Educação básica; Pandemia; Formação de Professores.
Abstract
This study addresses the issue of teaching work in the context of the Covid-19 pandemic with regard to the process of teaching, learning and development of educational practice. The central problem is how basic education teachers perceived the impacts of other teaching formats on the performance of their educational practice. The general objective is to analyze the perception of basic education teachers about the pandemic scenario and the lessons learned that reframe teacher training for the post-pandemic. Bibliographical research was used, with a predominantly quantitative approach and field incursion with the application of an online questionnaire and, finally, an interpretative analysis of the results. The results point to a re-signification of teacher training, due to the different teaching formats experienced, which required teachers to have a new look at the teaching and learning process.
Keywords: Basic education; Pandemic; Teacher training.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 291
- pdf downloads: 275