Apontamentos sobre o processo educacional de estudantes surdos universitários: o que narram docentes?
Resumo
Resumo
O presente artigo foi decorrente de um estudo dissertativo que teve como objetivo analisar as narrativas de docentes, no tocante ao processo educacional de estudantes surdos universitários de uma instituição de ensino médio, técnico, tecnológico e superior, nos cursos de graduação em Automação Industrial, Design de Interiores e Química, localizada na cidade de João Pessoa/PB. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e os dados foram coletados através de entrevistas com duas professoras e um professor, que possuíam um estudante surdo. Os resultados mostraram que as ações pedagógicas estavam, em grande parte, pautadas na cultura ouvinte, sendo premente a necessidade de as diferenças, presentes na construção identitária das pessoas surdas, serem consideradas no processo educacional. O principal indício disso foi o fato de o docente e as docentes desconhecerem a Libras (Língua Brasileira de Sinais), o que limitava as trocas comunicativas e, em decorrência, a circulação de conhecimentos. Foi constatado que, embora apenas uma docente desenvolvesse estratégias de ensino considerando a visualidade do estudante surdo, os demais professores apresentaram metas de desenvolvimento do trabalho docente condizentes com processos educacionais culturalmente engajados. Isso mostra a necessidade de os docentes universitários ressignificarem na prática seus processos educacionais, tendo em vista os/as estudantes surdos/as.
Palavras-chave: Estudantes surdos universitários; Processo educacional; Docentes.
References on the educational process of deafed university students: what do they teach?
Abstract
The present article was the result of a dissertation that had as objective to analyze the narratives of teachers, regarding the educational process of deaf university students of a high school, technical, technological and higher level, in the undergraduate courses in Industrial Automation, Design of Interiors and Chemistry, located in the city of João Pessoa / PB. The research was qualitative and the data were collected through interviews with two female teachers and one teacher, who had a deaf student. The results showed that pedagogical actions were largely based on the listener culture, and it is urgent that the differences in the identity construction of deaf people be considered in the educational process. The main indication of this was the fact that the teacher and the teachers did not know the Libras (Brazilian Sign Language), which limited the communicative exchanges and, as a result, the circulation of knowledge. It was verified that, although only one teacher developed teaching strategies considering the visibility of the deaf student, the other teachers presented goals of development of the teaching work in keeping with culturally engaged educational processes. This shows the need for university teachers to re-signify their educational processes in practice, in view of deaf students.
Keywords: Deaf university students; Educational process; Teachers.
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