Conflitos relacionais de pessoas surdas universitárias: a busca pelo reconhecimento de sua constituição cultural

Autores

  • Polliana Barboza
  • Ana Dorziat

Resumo

Relational conflicts of university deaf people: the search for recognition of their cultural constitution

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar as narrativas de um estudante surdo e duas estudantes surdas sobre sua participação no processo educacional no Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior privada, buscando identificar possíveis elementos de conflitos relacionais. A nossa motivação para pesquisar este objeto partiu de nossa percepção das dificuldades de relacionamento envolvendo estudantes surdos/as no processo educacional e dos conflitos daí decorrentes. O estudo, de caráter qualitativo-descritivo, usou como técnica a entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram que o estudante surdo e as estudantes surdas enfrentam conflitos relacionais no processo educacional, geralmente relacionados às falhas nas estratégias de ensino, sobretudo à comunicação professor/as-estudantes, ocasionadas pelo desconhecimento da Libras por parte dos/as professores/as e colegas ouvintes.

Palavras-chave: Conflitos relacionais. Pessoas surdas. Processo educacional.

 

Abstract

This research aimed to analyze the narratives of a deaf student and two deaf students about their participation in the educational process in the Pedagogy Degree Course of a private Higher Education Institution, seeking to identify possible elements of relational conflicts. Our motivation to research this object came from our perception of the relationship difficulties involving deaf students in the educational process and the resulting conflicts. The qualitative-descriptive study used the semi-structured interview as a technique. The results showed that deaf students and deaf students face relational conflicts in the educational process, generally related to the failures in teaching strategies, especially to teacher-student communication, caused by the lack of knowledge of Libras by teachers and students. fellow listeners.Keywords: Relational conflicts. Deaf people. Educational process.

Biografia do Autor

Polliana Barboza

Graduada em Pedagogia (UFPB/PB) e em Letras/Português (FAFIBE/MG), Especialização em Atendimento Educacional Especializado (UFC/CE), Supervisão e Orientação Escolar e Psicopedagogia Institucional (CINTEP/PB), Mestrado em Educação (UFPB/PB) e Mestrado em Ciências da Educação (ULHT/PT). É professora da Educação Básica e Supervisora escolar.

E-mail: pollianabarboza@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2858-0903

 

 

Ana Dorziat

Graduada em Pedagogia (UFPB/PB), Mestrado em Educação Especial (UFSCar/SP), Doutorado em Educação (UFSCar/SP) e Pós-doutorado (UL/Portugal). É professora visitante na Universidade Federal de Campina Grande, desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd).

E-mail: ana_dorziat@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1973-3613

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Publicado

30/04/2020

Edição

Seção

Artigos