Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Arquivos
Anúncios
Indexadores
Submissões
Template
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
n. 39 (2025): Edição Especial
n. 39 (2025): Edição Especial
Dossiê: Livros para crianças – ontem e hoje
DOI:
https://doi.org/10.31792/rc.vi39
Publicado:
04/09/2025
Sobre a Revista Cocar
Sobre a Revista Cocar
about the Revista Cocar
Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Lucélia Bassalo
pdf
Apresentação
Apresentação Dossiê: Livros para crianças – ontem e hoje
Presentation Books for children – yesterday and today
Juliano Guerra Rocha, Claudia Panizzolo, Fernando Rodrigues de Oliveira
pdf
Artigos
Versos de João de Deus para o povo e para as crianças: da conceção à publicação
Versos de João de Deus para o povo e para as crianças: de la concepción a la publicación
Elsa Rodrigues, Augusto Deodato Guerreiro
pdf
O que liam os jovens em Pelotas e Rio Grande (RS) entre os anos 1820 e 1933?
What Did Young People Read in Pelotas and Rio Grande (RS) Between 1820 and 1933?
Eduardo Arriada, Gabriela Medeiros Nogueira , Caroline Braga Michel
pdf
Para além dos livros de leitura e das séries graduadas: os livros para a infância entre fins do Século XIX e início do Século XX na cidade de São Paulo
Beyond reading books and graded series: books for children between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century in the city of São Paulo
Claudia Panizzolo
pdf
Livros de literatura infantil de Iracema Meireles e Eloisa Meireles: história, cultura e educação em debate
Children’s Literature Books by Iracema Meireles and Eloisa Meireles: History, Culture, and Education in Debate
Ana Raquel Costa Dias, Elis Regina de Oliveira Silva
pdf
Uma série literária voltada à formação das mocinhas brasileiras: Ana Selva (1974-1975), de Virgínia Lefèvre
A literary series aimed at educating young Brazilian girls: Ana Selva (1974-1975), by Virgínia Lefèvre
Fernando Rodrigues de Oliveira, Amanda Topic Ebizero
pdf
Representações do feminino entre a criança e a jovem: “Quando chegará o dia em que virarei cisne?”
Representations of the feminine among children and young women: "When will the day come when I will become a swan?"
Flávia Brocchetto Ramos, Terciane Ângela Luchese
pdf
Formação Literária e Literacia visual: uma análise da obra “O barco dos sonhos” de Rogério Coelho
Ludmila Magalhães Naves, Ilsa do Carmo Vieira Goulart
pdf
A experiência leitora e a construção da autonomia infantil: reflexões a partir da obra Nanão
The reading experience and the construction of children’s autonomy: reflections based on the book Nanão
Josiele Vita da Silva Tavares, Renata Junqueira de Souza
pdf
As culturas indígenas na literatura infantil e juvenil brasileira
Indigenous cultures in brazilian children's and young adult literature
Lucilene Rezende Alcanfor, Jorge Garcia Basso, Cecília Costa Moreira
pdf
Da história para a literatura: a guerra em várias dimensões
Damião de Lima, Daniela Maria Segabinazi
pdf
Uma cartilha portuguesa no Brasil do século XIX: movimentos de aproximação
A Portuguese primer in 19th-century Brazil: movements towards rapprochement
Carlos Humberto Alves Corrêa, Lilian Lopes Martin da Silva
pdf
“Aprender a ler bem é ouvir atentamente a leitura do mestre”: Terceiro Livro de Leitura, de Abílio César Borges
"Learning to read well is listening carefully to the master's reading": Third Book of Reading, by Abílio César Borges
Márcia Cabral da Silva, Lorenna Bolsanello de Carvalho
pdf
A escolarização da infância no início do século XX no Paraná
The schooling of children at the beginning of the 20th century in Paraná
Vera Lucia Martiniak, Luciana Kubaski Alves
pdf
ABC illustrado: métodos de pesquisa através de imagens para identificação de um dos primeiros abecedários coloridos em língua portuguesa
ABC illustrado: research methods through images for identifying one of the first colored alphabets in the Portuguese language
Helena de Barros
pdf
Autores brasileiros nos manuais escolares de Português em Portugal
Brazilian Authors in Portuguese Language Textbooks in Portugal
Francisca Izabel Pereira Maciel, Juliano Guerra Rocha, Maria de Lourdes Dionísio
pdf
O protagonismo infantil versus o livro didático na Educação Infantil do município de Manaus
Child protagonism versus textbooks in Early Childhood Education in the city of Manaus
Clijes Ramos Aragão, Fabrício Valentim da Silva, Arycia Giseli de Melo Sousa
pdf
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Google Metrics
Google Metrics
Artigos mais lidos
Os Conteúdos da Cultura Corporal do Movimento Ministrados nas Aulas de Educação Física Escolar
7339
Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais
5630
Evidências de Validade de Conteúdo das Subescalas Acadêmicas da SRBCSS-III: Escalas Renzulli
4817
A sobre-excitabilidade e a educação nas altas habilidades ou superdotação
3477
Interseccionalidades na educação especial e educação do campo em uma escola ribeirinha Amapaense
2888