Representações do feminino entre a criança e a jovem: “Quando chegará o dia em que virarei cisne?”

Representations of the feminine among children and young women: "When will the day come when I will become a swan?"

Autores

Palavras-chave:

Literatura juvenil, Culturas infantis e juvenis, Feminino

Resumo

A produção literária para crianças e jovens é um campo de estudos que tem sido privilegiado no Rio Grande do Sul, em especial, por pesquisadoras como Regina Zilberman e Ligia Cademartori, que, desde a década de 1980, produziram textos fundantes da área. Na contribuição oriunda da tese de Diana Marchi, depois publicada na forma de livro, uma visão histórica da literatura infanto-juvenil gaúcha é produzida. Frente a esse cenário, como pesquisadoras situadas no mesmo estado, propomo-nos discutir a dimensão artística e as representações presentes em A cor do azul, de Jane Tutikian, narrativa ficcional publicada no ano de 1984 e reconhecida pelo Prêmio Jabuti de Literatura Juvenil, no mesmo ano. Trata-se de estudo bibliográfico que busca, na obra situada num tempo histórico, pistas de representação de juventude, do feminino e de literariedade alinhada ao leitor em construção.

Palavras-chave: Literatura juvenil; Culturas infantis e juvenis; Feminino.

 

Abstract

Literary production for children and young people is a field of study that has been privileged in Rio Grande do Sul, especially by researchers such as Regina Zilberman and Ligia Cademartori who, since the 1980s, have produced foundational texts in the area. In the contribution from Diana Marchi's thesis, later published in book form, a historical view of children's literature in Rio Grande do Sul is produced. Faced with this scenario, as researchers located in the same state, we propose to discuss the artistic dimension and the representations present in. The Color of Blue, by Jane Tutikian, a fictional narrative published in 1984 and recognized by the Jabuti Youth Literature Award in the same year. It is a bibliographic study that, situating the work in a historical time, scrutinizes clues of representation of youth, the feminine and literariness aligned with the reader under construction.

Keywords: Youth literature; Children's cultures and Youth cultures; Female.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Pesquisadora CNPq. Doutora em Letras, ênfase em Teoria da Literatura pela PUCRS. Graduada em Letras e em Biblioteconomia pela UCS. Atua na Universidade de Caxias do Sul-RS, nos programas de Pós-graduação em Educação e em Letras e nos cursos de graduação em Biblioteconomia, Pedagogia e Letras. Coordenadora Curso de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil (EAD). Líder do grupo de pesquisa Observatório de leitura e de literatura – OLLI. E-mail ramos.fb@gmail.com ORCID ID: http://orcid.org/0000-0002-1488-0534

Terciane Ângela Luchese , Universidade de Caxias do Sul

Professora da Universidade de Caxias do Sul nos Programas de Pós-Graduação em História e em Educação. Licenciada em História (UCS), Mestre em História (PUC/RS), Doutora em Educação (Unisinos). Estágio pós-doutoral em História da Educação pela Università degli Studi di Macerata e Università del Molise. Líder do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM). Bolsista em Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq. E-mail: taluches@ucs.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6608-9728

Referências

CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.

CANDIDO, Antonio. Textos de intervenção. São Paulo: Editora 34, 2002.

CECCANTINI, João Luís. Literatura juvenil brasileira no horizonte (2008-2019). In.: ROCHA, Dheiky do Rego Monteiro; MAGALHÃES, Maria do Socorro Rios; CECCANTINI, João Luís. Livro juvenil: estética, crítica e experiência literária. Jundiaí: Paco editorial, 2021.

CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Trad. de Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difusão Editora, 1988.

CHARTIER, Roger. Representações das práticas, práticas da representação. [Entrevista concedida a Valéria dos S. Guimarães]. História (São Paulo), v. 40, p. e2021065, 2021. Disponível link https://www.scielo.br/j/his/a/bfq7nTxStMTxXn7M9VX6j8z/ Acesso em 17 jan. 2025.

JUNQUEIRA, Cecília Costa. Entrevista com Laura Sandroni e Elizabeth Serra. In: SERRA, Elizabeth Dangelo; ZINCONE, Gisele (orgs.). Um imaginário de livros e leituras: 40 anos da FNLIJ. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2008. p. 9-20.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: uma outra / nova história. Curitiba, PR: PUCPRESS, 2017.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil brasileira. História e Histórias. São Paulo: Ed. da UNESP, 2022.

MARCHI, Diana Maria. A literatura infantil gaúcha: uma história possível. Porto Alegre, RS: Ed. da Universidade/UFRGS, 2000.

NEITZEL, Adair de Aguiar; RAMOS, Flávia Brocchetto. A leitura do literário como experiência artística e estética. In: CARVALHO, Mário de Faria; BRACCHI, Daniela Nery; PAIVA, André Luiz dos S. (org.). Estéticas dissidentes e educação. Recife: Editora UFPE, 2022. p. 21-41.

Disponível em https://www.pimentacultural.com/wp-content/uploads/2024/04/eBook_esteticas-dissidentes.pdf. Acesso em 07 mai. 2025.

PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru, SP: EDUSC, 2005.

PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: ed. Contexto, 2007.

TUTIKIAN, Jane. A cor do azul. Il. Saulo Garroux/David Garroux. 22ª ed. São Paulo: Atual, 2009.

ZILBERMAN, Regina. Leituras brasileiras para crianças e jovens: entre o leitor, a escola e o mercado. In: Gragoatá, Niterói, n. 37, p. 221-238, 2. sem. 2014.

Downloads

Publicado

04/09/2025

Como Citar

RAMOS, F. B.; LUCHESE , T. Ângela. Representações do feminino entre a criança e a jovem: “Quando chegará o dia em que virarei cisne?”: Representations of the feminine among children and young women: "When will the day come when I will become a swan?". Revista Cocar, [S. l.], n. 39, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10745. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)