O protagonismo infantil versus o livro didático na Educação Infantil do município de Manaus
Child protagonism versus textbooks in Early Childhood Education in the city of Manaus
Palavras-chave:
Protagonismo infantil, Educação Infantil, Livros didáticosResumo
Este artigo analisa a coerência do livro didático Adoletá do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para crianças de 5 anos em instituições de Educação Infantil de Manaus com as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (Dcnei) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Partindo do protagonismo infantil e da concepção sociocultural da infância, investiga-se no material a priorização dos interesses, autonomia e participação da criança, conforme preconizam os documentos normativos. A metodologia incluiu uma revisão teórica sobre o papel do livro didático nessa etapa e uma análise comparativa da estrutura e abordagem do material com as normativas mencionadas. Os resultados apontam convergências e dissonâncias entre as práticas propostas e os princípios de uma Educação Infantil centrada na criança.
Palavras-chave: Protagonismo infantil; Educação Infantil; Livros didáticos.
Abstract
This article analyzes the coherence of the textbook Adoletá from the National Textbook Program (PNLD) for 5-year-old children in Early Childhood Education institutions in Manaus with the Curricular Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI) and the National Common Curricular Base (BNCC). Based on the child's protagonism and the sociocultural conception of childhood, the prioritization of the interests, autonomy and participation of the child is investigated in the material, as recommended by the normative documents. The methodology included a theoretical review on the role of the textbook in this stage and a comparative analysis of the structure and approach of the material with the aforementioned normative documents. The results indicate convergences or dissonances between the proposed practices and the principles of a child-centered Early Childhood Education.
Keywords: Child protagonism; Early Childhood Education; Textbooks.
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