A experiência leitora e a construção da autonomia infantil: reflexões a partir da obra Nanão
The reading experience and the construction of children’s autonomy: reflections based on the book Nanão
Palavras-chave:
Gestos embrionários de leitura, Autonomia, Literatura InfantilResumo
Dada a importância da linguagem na constituição do ser humano, a literatura destaca como instrumento na formação do indivíduo enquanto ser coletivo e social. Na primeira infância o contato com o objeto livro pode promover novas necessidades e interações no processo de desenvolvimento psíquico. Assim, este estudo tem como objetivo refletir sobre as experimentações práticas com o objeto livro, a partir da obra Nanão, de Gustavo Piqueira, considerando as situações dialógicas e seu potencial para ampliar a expressividade infantil, mesmo quando manifestada por meio de gestos embrionários de leitura. O estudo destaca que ao se envolverem com narrativas literárias, as crianças não apenas interpretam símbolos, mas também ampliam sua percepção discursiva e criativa, apropriando-se de discursos e construindo suas próprias interpretações, constituindo-se como sujeitos social, cultural e autônomo.
Palavras-chave: Gestos embrionários de leitura; Autonomia; Literatura Infantil.
Abstract: Given the importance of language in the constitution of the human being, literature stands out as a key in the formation of the individual as a collective and social being. In early childhood, contact with the book as an object can nourish new needs and interactions in the process of psychic development. Thus, this study aims to reflect on practical experiences with the book, based on Nanão by Gustavo Piqueira, considering dialogical situations and their potential to enhance children's expressiveness, even when manifested through embryonic reading gestures. The study highlights that, by engaging with literature, children not only interpret symbols but also expand their discursive and criative perception, appropriating discourses and constructing their own interpretations, thus establishing themselves as social, cultural, and autonomous subjects.
Keywords: Embryonic Reading Gestures; Autonomy; Children’s Literature.
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