A escolarização da infância no início do século XX no Paraná
The schooling of children at the beginning of the 20th century in Paraná
Palavras-chave:
Cartilha, Alfabetização, Instrução públicaResumo
Com a reorganização política, a partir da proclamação da república, a instrução pública passou a ser considerada estratégia importante para a difusão dos ideais republicanos, que buscavam alfabetizar a população analfabeta. Nesse contexto, os livros escolares, principalmente a cartilha, se consolidaram com um instrumento fundamental para construir o novo cidadão, dando-lhe formação moral para o progresso da sociedade, oferecendo-lhe uma educação elementar, que atendesse grande parte da massa ou, pelo menos, alfabetizasse a população. Assim, este texto apresenta uma discussão a respeito das práticas de leitura e escrita utilizadas no início do século XX, nas escolas paranaenses, a partir da utilização da cartilha. O aporte teórico baseia-se no materialismo histórico-dialético a fim de analisar a ideologia e concepções que permeavam o movimento de escolarização no Paraná.
Palavras-chave: Cartilha; Alfabetização; Instrução Pública.
Abstract
With the political reorganization following the proclamation of the republic, public education became an important strategy for spreading republican ideals, which sought to make the illiterate population literate. In this context, school books, especially the primer, became a fundamental instrument for building up the new citizen, giving him moral training for the progress of society, offering him an elementary education that would serve a large part of the masses or, at least, literate the population. Thus, this text presents a discussion of the reading and writing practices used at the beginning of the 20th century in Paraná schools, based on the use of the primer. The theory is based on historical-dialectical materialism in order to analyze the ideology and conceptions that permeated the schooling movement in Paraná.
Keywords: Textbook; Literacy; Public Instruction.
Downloads
Referências
BOBBIO, N. Liberalismo e democracia. São Paulo: Brasiliense, 1997.
BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil (De 24 De Fevereiro De 1891). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao91.htm. Acesso em 10 fev 2025.
CALKINS, N.A. Primeiras lições de coisas - manual de ensino elementar para uso dos paes e professores. Tradução de Rui Barbosa. Obras Completas, v. XIII, tomo 1, Rio de Janeiro, 1950. 573 p.
CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra. Alfabetização: método fônico. São Paulo: Memnon, 2004.
COLLARES, Solange Aparecida de Oliveira. História da Cartilha Progressiva (1907) nas escolas do Estado do Paraná. 2008. 167p. Dissertação. (Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Hilário Ribeiro de Andrade e Silva (1847-1886). In: VALDEZ, Diane (orgs). Dicionário de autoras(es) de cartilhas e livros de leitura no Brasil (Século XIX). Goianina: Cegraf, 2023. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/688/o/dicion%C3%A1rio_de_autoras_e_cartilhas_de_leituras.pdf. Acesso em 10 fev 2025.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos impérios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
LEOPOLDINO, Maria Aparecida. Letrados e escrita da história escolar: Sebastião Paraná e o manual O Brasil e o Paraná para uso nas escolas primárias. História e Perspectivas, Uberlândia, jul/dez. 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/42807/22309. Acesso em: 10 fev 2025.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Conferência proferida durante o Seminário “Alfabetização e letramento em debate”, promovido pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_mortattihisttextalfbbr.pdf. Acesso em: 1 fev 2025.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Métodos de alfabetização no Brasil: uma história concisa [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2019, 175 p. https://doi.org/10.7475/9788595463394. Acesso em: 1 fev 2025.
NORONHA, Olinda Maria. Ideologia, trabalho e educação. Campinas: Alínea, 2004.
PARANÁ. Regulamento Geral da Instrução Pública de 8 de abril de 1857. In: Miguel, M. E. B.; Martin, S. D. (Orgs.). Coletânea da Documentação Educacional Paranaense no período de 1854 a 1889. Brasília: INEP, 2004a.
PARANÁ. Regulamento da Instrução Pública Primária de 13 de maio de 1871. In: Miguel, M. E. B.; Martin, S. D. (Orgs.). Coletânea da Documentação Educacional Paranaense no período de 1854 a 1889. Brasília: INEP, 2004b.
PARANÁ, Relatório apresentado do Exmo. Sr. Dr. Francisco Xavier da Silva. 31 de dezembro de 1901. Curityba: Atelier Novo Mundo, 1901.
PARANÁ. Mensagem dirigida ao Congresso Legislativo pelo Exmo Sr. Afonso Alves de Camargo, Presidente do Estado, 1/02/1920. Curityba: [s.n.], 1920.
POMBO, Lindopho. Cartilha Progressiva. 3.ed augmentada e melhorada. Rio de Janeiro: J. Fonseca Saraiva & C.a., 1907.
PONCE, A. Educação e luta de classes. São Paulo: Autores Associados, 1982.
RATACHESKI, A. Cem anos de ensino no Estado do Paraná. In: Câmara de Expansão Econômica do Paraná: 1853-1953. Curitiba: Governo do Paraná, 1953.
RIBEIRO, Hilário. Cartilha nacional para o ensino simultâneo de leitura e caligrafia. Rio de Janeiro, RJ: [s.n.], 1884.
RIBEIRO, Hilário. Novo segundo livro de leitura. 6ª. Ed. Rio de Janeiro: Livraria Clássica de Alves & C., Editores, 1887.
ROSA, Maria da Glória de. História do ensino agrícola no Brasil República. Marília, Unesp, 1980.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.
XAVIER, M. E. S. P. Capitalismo e escola no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.
WACHOWICZ, L. A relação professor/Estado no Paraná tradicional. São Paulo: Autores Associados, 1984.




















