Livros de literatura infantil de Iracema Meireles e Eloisa Meireles: história, cultura e educação em debate
Children’s Literature Books by Iracema Meireles and Eloisa Meireles: History, Culture, and Education in Debate
Palavras-chave:
Literatura infantil, História da Educação, Cultura material escolarResumo
Este artigo objetiva problematizar a produção literária de uma educadora pernambucana, criadora de um método de alfabetização: Iracema Furtado Soares de Meireles (1907-1982). Iracema Meireles é responsável pela elaboração de cartilhas de alfabetização, com destaque para “A Casinha Feliz” (1970) e literaturas destinadas ao público infantil. Essas, além de serem produtos de uma cultura material escolar, são denunciantes de histórias de vida. O escopo proposto faz-se na apresentação dos livros e fontes: “Historinhas da Vovó Marieta”; “Novas Histórias da Vovó Marieta” e “Outras Histórias da Vovó Marieta” (Século XX), os dois últimos livros escritos com a contribuição de sua filha Eloisa Meireles. Trata-se de uma investigação de natureza histórica, à luz das contribuições do aporte historiográfico da História Cultural. Ademais, a reflexão ressalta os usos da literatura como fonte para a História da Educação e o entendimento deste tipo de escrita como manifestação histórica inserida nos estudos da categoria da cultura material escolar.
Palavras-chave: Literatura infantil; História da Educação; Cultura material escolar.
Abstract
This article aims to examine the literary production of a Pernambuco-born educator and creator of a literacy method: Iracema Furtado Soares de Meireles (1907–1982). Iracema Meireles was responsible for the development of literacy primers, most notably A Casinha Feliz (1970), as well as children's literature. These works, in addition to being products of school material culture, bear witness to life histories. The scope of this study includes an analysis of the books and sources: Historinhas da Vovó Marieta, Novas Histórias da Vovó Marieta, and Outras Histórias da Vovó Marieta (20th century), the latter two co-written with her daughter Eloisa Meireles. This is a historical investigation informed by the historiographical framework of Cultural History. Furthermore, the article highlights the uses of literature as a source for the History of Education and considers this type of writing as a historical manifestation within the field of school material culture studies.
Keywords: Children's literature; History of Education; School material culture.
Downloads
Referências
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. Tradução de Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9. Ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.
CHARTIER, Roger. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
CORALINA, Cora. A Escola da Mestra Silvina. Educ. Rev. Belo Horizonte, 1985.
DARNTON, Robert. O grande massacre dos gatos e outros episódios da história cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, 1986.
FOUCAULT, Michel. “Os corpos dóceis”. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 29ª ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis-RJ: Vozes, 2004.
JABLONKA, Ivan. A História é uma literatura contemporânea. Brasília: Ed. UNB, 2020.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: história e histórias. São Paulo: Ática, 2007.
MEIRELES, Iracema. Jornal do Brasil. A leitura pela via do fonema. Caderno B, Rio de Janeiro, 01 nov. 1980, p. 11.
MEIRELES, Iracema. Historinhas da vovó Marieta. Rio de Janeiro: Record, 1985.
MEIRELES, Iracema; MEIRELES, Eloisa. Novas histórias da vovó Marieta. Rio de Janeiro: Record, 1996.
MEIRELES, Iracema; MEIRELES, Eloisa. Outras histórias da vovó Marieta. Rio de Janeiro: Primeira Impressão, 2000.
MEDA, Juri. A “história material da escola” como fator de desenvolvimento da pesquisa histórico-educativa na Itália. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n.º 30, 2015.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Sobre ler, escrever e outros diálogos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
VASCONCELOS, José Mauro de. O meu pé de laranja lima. São Paulo: Melhoramentos, 1968.
ZILBERMAN, Regina; MAGALHÃES, Nelly Novaes. A Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global, 2009.




















