Livros de literatura infantil de Iracema Meireles e Eloisa Meireles: história, cultura e educação em debate

Children’s Literature Books by Iracema Meireles and Eloisa Meireles: History, Culture, and Education in Debate

Autores

Palavras-chave:

Literatura infantil, História da Educação, Cultura material escolar

Resumo

Este artigo objetiva problematizar a produção literária de uma educadora pernambucana, criadora de um método de alfabetização: Iracema Furtado Soares de Meireles (1907-1982). Iracema Meireles é responsável pela elaboração de cartilhas de alfabetização, com destaque para “A Casinha Feliz” (1970) e literaturas destinadas ao público infantil. Essas, além de serem produtos de uma cultura material escolar, são denunciantes de histórias de vida. O escopo proposto faz-se na apresentação dos livros e fontes: “Historinhas da Vovó Marieta”; “Novas Histórias da Vovó Marieta” e “Outras Histórias da Vovó Marieta” (Século XX), os dois últimos livros escritos com a contribuição de sua filha Eloisa Meireles. Trata-se de uma investigação de natureza histórica, à luz das contribuições do aporte historiográfico da História Cultural. Ademais, a reflexão ressalta os usos da literatura como fonte para a História da Educação e o entendimento deste tipo de escrita como manifestação histórica inserida nos estudos da categoria da cultura material escolar.

Palavras-chave: Literatura infantil; História da Educação; Cultura material escolar.

 

 

Abstract

This article aims to examine the literary production of a Pernambuco-born educator and creator of a literacy method: Iracema Furtado Soares de Meireles (1907–1982). Iracema Meireles was responsible for the development of literacy primers, most notably A Casinha Feliz (1970), as well as children's literature. These works, in addition to being products of school material culture, bear witness to life histories. The scope of this study includes an analysis of the books and sources: Historinhas da Vovó MarietaNovas Histórias da Vovó Marieta, and Outras Histórias da Vovó Marieta (20th century), the latter two co-written with her daughter Eloisa Meireles. This is a historical investigation informed by the historiographical framework of Cultural History. Furthermore, the article highlights the uses of literature as a source for the History of Education and considers this type of writing as a historical manifestation within the field of school material culture studies.

Keywords: Children's literature; History of Education; School material culture.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Raquel Costa Dias, Universidade de Brasília

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, do Departamento de Teoria e Fundamentos na área de História da Educação. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Linha de Pesquisa: Estado, Políticas e História da Educação. Coordenadora do GT de História da Educação da ANPUH-Goiás. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Especialista em História Cultural: Imaginários, Identidades e Narrativas pela Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas: Infância, Cultura e História da Universidade Federal de São Paulo e do Grupo de Pesquisa em História e Historiografia da Educação da Universidade de Brasília. E-mail: ana.dias@unb.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4534-0354

Elis Regina de Oliveira Silva, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

Graduação em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia e da Secretaria Estadual de Educação do estado de Goiás. E-mail: elisbalneario@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2070-8295

Referências

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. Tradução de Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9. Ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.

CHARTIER, Roger. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

CORALINA, Cora. A Escola da Mestra Silvina. Educ. Rev. Belo Horizonte, 1985.

DARNTON, Robert. O grande massacre dos gatos e outros episódios da história cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

FOUCAULT, Michel. “Os corpos dóceis”. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 29ª ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis-RJ: Vozes, 2004.

JABLONKA, Ivan. A História é uma literatura contemporânea. Brasília: Ed. UNB, 2020.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: história e histórias. São Paulo: Ática, 2007.

MEIRELES, Iracema. Jornal do Brasil. A leitura pela via do fonema. Caderno B, Rio de Janeiro, 01 nov. 1980, p. 11.

MEIRELES, Iracema. Historinhas da vovó Marieta. Rio de Janeiro: Record, 1985.

MEIRELES, Iracema; MEIRELES, Eloisa. Novas histórias da vovó Marieta. Rio de Janeiro: Record, 1996.

MEIRELES, Iracema; MEIRELES, Eloisa. Outras histórias da vovó Marieta. Rio de Janeiro: Primeira Impressão, 2000.

MEDA, Juri. A “história material da escola” como fator de desenvolvimento da pesquisa histórico-educativa na Itália. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n.º 30, 2015.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização. São Paulo: Editora Unesp, 2000.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Sobre ler, escrever e outros diálogos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

VASCONCELOS, José Mauro de. O meu pé de laranja lima. São Paulo: Melhoramentos, 1968.

ZILBERMAN, Regina; MAGALHÃES, Nelly Novaes. A Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global, 2009.

Downloads

Publicado

04/09/2025

Como Citar

DIAS, A. R. C.; SILVA, E. R. de O. Livros de literatura infantil de Iracema Meireles e Eloisa Meireles: história, cultura e educação em debate: Children’s Literature Books by Iracema Meireles and Eloisa Meireles: History, Culture, and Education in Debate. Revista Cocar, [S. l.], n. 39, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10744. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos