Da história para a literatura: a guerra em várias dimensões

Autores

Palavras-chave:

Literatura infantil, Livros ilustrados, Guerra

Resumo

O tema central deste artigo é um dos elementos mais presentes e intrigantes da trajetória humana ao longo do tempo, a guerra. Considerado tema fraturante, nossa experiência tem demonstrado que está muito presente na cultura juvenil e estabelece nexo com a cultura escolar, de maneira direta e indireta. Influenciada pelas distopias e jogos digitais, a guerra acaba se apresentando com um ar glamourizado e impessoal, o que, de certo modo, a desumaniza, levando ao não questionamento dos seus sentidos mais atrozes. Desse modo, partimos dos fatos e contextos apresentados pela história e buscamos na análise do projeto gráfico, das ilustrações e do diálogo entre texto visual e verbal, as abordagens que dão destaque à dimensão humana nessa tragédia. As obras analisadas são Fumaça (2011), de Antón Fortes; A guerra (2018), de José Jorge Letria; e Caçada (2021), de Fernando Vilela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damião de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e docente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória). Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP) e líder do grupo de Pesquisa A Condição Discente.

Daniela Maria Segabinazi, Universidade Federal da Paraíba

Docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e docente do Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL/UFPB) e do Programa Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras). Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e líder do grupo de Pesquisa Jovens e Literatura (JoLi).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC/SEB, 2018.

FORTES, Antón. Fumaça. Tradução Marcos Bagno; Ilustração Joanna Consejo. Curitiba: PR, Ed. Positivo, 2011.

JANSEN, Clifford J. Some sociological aspects of migration. In J.A. Jackson. Migration. Cambridge: Cambridge University Press, 1969, pp. 60-73

LETRIA, José Jorge. A guerra. Ilustr. André Letria. Lisboa: Pato Lógico, 2018.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Dorothée de Bruchard (Trad.). São Paulo: Cosac Naify, 2011.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. Cid Knipel (Trad.). São Paulo: Cosac Naify, 2011.

PEREIRA, Danielle C. Mendes. Trauma, literatura e imagem: uma leitura de Fumaça, de Antón Fortes. In: Anais do XV Congresso Internacional ABRALIC, 2017. Disponível em https://abralic.org.br/anais/arquivos/2017_1522245200.pdf . Acesso em: 18 nov. 2024.

RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

VALENTE, Thiago A.; FERREIRA, Eliane A. Galvão. Guerra no livro ilustrado infantil: A caminho de casa, de Ana Tortosa e Esperanza León. Caderno Seminal Digital. n. 35, Vol. 35 (julho-dez. 2020). Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/52653. Acesso em: 18 nov. 2024.

VALENTE, Thiago Alves. Poesia das sombras: A Guerra, de José Letria. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 45, n. 83, set. 2020. ISSN 1982-2014. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14739. Acesso em: 10 de dez. 2024.

VILELA, Fernando. Caçada. São Paulo: SP, Ed. Scipione, 2021.

_____. Caçada deslocamentos gráficos. São Paulo, maio de 2011. Disponível em http://www.fernandovilela.com.br/vilela/exposicoes/11funarte.html. Acesso em: 04 maio 2025.

Downloads

Publicado

04/09/2025

Como Citar

LIMA, D. de; SEGABINAZI, D. M. Da história para a literatura: a guerra em várias dimensões. Revista Cocar, [S. l.], n. 39, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10751. Acesso em: 16 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos