Autores brasileiros nos manuais escolares de Português em Portugal
Brazilian Authors in Portuguese Language Textbooks in Portugal
Palavras-chave:
Autores brasileiros, Língua portuguesa, Manuais escolaresResumo
Este artigo tem como objetivo identificar e analisar a presença de textos de autores brasileiros nos manuais escolares de Português aprovados para uso nos 2º e 3º ciclos do ensino básico em Portugal. Para tanto, buscou-se responder às seguintes questões norteadoras: como os autores brasileiros são apresentados nos manuais escolares portugueses? De que forma seus textos são explorados com mais frequência nesses livros? A partir da análise dos livros aprovados para adoção pelas escolas portuguesas em 2024/2025, foram identificados 13 manuais escolares que incluem textos de escritores brasileiros. Os resultados revelam a presença de nove autores do Brasil e a predominância de atividades voltadas para questões gramaticais e para a análise das variedades linguísticas do português europeu e do brasileiro.
Palavras-chave: Autores brasileiros; Língua portuguesa; Manuais escolares.
Abstract: This article aims to identify and analyze the presence of texts by Brazilian authors in Portuguese language textbooks approved for use in the 2nd and 3rd cycles of basic education in Portugal. To this end, the study sought to answer the following guiding questions: how are Brazilian authors presented in Portuguese language textbooks? In what ways are their texts most frequently explored in these textbooks? Based on the analysis of the textbooks approved for adoption by Portuguese schools in 2024/2025, 13 textbooks were identified that include texts by Brazilian authors. The results reveal the presence of nine Brazilian authors and a predominance of activities focused on grammar-related topics and the analysis of linguistic varieties of European and Brazilian Portuguese.
Keywords: Brazilian authors; Portuguese language; Textbooks.
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