Formação Literária e Literacia visual: uma análise da obra “O barco dos sonhos” de Rogério Coelho
Palavras-chave:
Livro de imagem, Formação de Leitores, Literatura infantilResumo
As imagens dos livros de literatura infantil são textos visuais que permitem aos leitores uma interação dialógica de produção de sentidos com a obra. A literatura se destaca como arte que se expressa em palavras e em imagens, de modo a refletir sobre a dimensão estética literária das narrativas visuais presentes nos livros de imagens. Este artigo objetiva analisar a obra “O barco dos sonhos”, de Rogério Coelho, a partir da qualidade estética literária que o livro apresenta. Para tanto, optou-se por uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa. Como embasamento teórico, apoiou-se nos estudos de Manguel, Santaella, Ramos, Fillola e Hortin, entre outras referências que discutem as temáticas. O estudo apontou que a imagem narrativa na literatura favorece o desenvolvimento da educação do olhar, instigam a leitura e podem beneficiar o envolvimento do leitor com a da obra.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARROS, Manoel. O guardador de águas. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2017.
BELMIRO, Célia Abicalil. Livro de imagens. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro. (Org.). Glossário Ceale: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para Educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. p. 203-204.
CHARTIER, Roger. (Org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
COELHO, Rogério. O barco dos Sonhos. Positivo: Curitiba, 2015.
COELHO, Nelly Novaes. Panorama Histórico da literatura infantil/ juvenil. 3. ed. Refundida e ampliada. São Paulo: Quíron, 1985.
CUNHA, Maria Antunieta Antunes. Experiência estética literária. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro. (Org.). Glossário Ceale: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para Educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. p.112-113.
Esconderijos do tempo. Ler, sentir, sonhar, assistir, ouvir, brincar, viver por Cristiane Rogerio. O barco dos sonhos. Disponível em: http://esconderijos.com.br/o-barco-dos-sonhos/ Acesso em: 29 abril 2025.
FILLOLA, Mendoza Antonio. La educación literaria: bases para la formación de la competencia lecto-literaria. Málaga: Ediciones Aljibe, 2004.
GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. Relações que entremeiam leitor e livro: da materialidade à afetividade. Revista Álabe, Almería, n. 12, p. 1-16, jul./ dez. 2015. Disponível em: https://ojs.ual.es/ojs/index.php/alabe/article/view/7518 Acesso em: 10 jan. de 2025.
GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Um livro, diferentes modos de ler. Revista Leitura: Teoria & Prática, 29, 27-35, 2011. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/54 Acesso em: 10 jan. de 2025.
GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Em meio à subjetividade da leitura: marcas de um leitor subjetivo. Revista De Estudos De Cultura, v. 10, n. 26, p. 1–18, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.21874 Acesso em: 10 jan. 2025.
GOULART, Ilsa Carmo Vieira. Leitura, leitura literária e ensino: representações discursivas da década de 1980. Lavras: editora Ufla, 2023. Disponível em: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58685 Acesso em: 10 jan. 2025.
HORTIN, John. A. Employing visual literacy techniques. Educational Considerations: Vol. 8: No. 3, 1981. Disponível em: https://doi.org/10.4148/0146-9282.1880 Acesso em: 29 abril 2025.
LANGLADE, Gerard. O sujeito leitor, autor da singularidade da obra. In: Rouxel, Annie; Langlade, Gerard; Rezende, Neide Luzia de (Orgs). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.
LINDEN, Sophie Van Der. Para ler o livro ilustrado. Trad. Dorotheé de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia de Letras, 2001.
NAVES, Ludmila Magalhães. Educação para/do olhar: a dupla representação da ilustração nos
livros de imagens de Marcelo Xavier. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
NAVES, Ludmila Magalhães; GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. As discussões sobre o livro de imagens no cenário da literatura infantil. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, p. e11834, 2024. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11834 Acesso em: 10 jan. 2025.
NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: Palavras e imagens. Tradução de: Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
OLIVEIRA, Ieda. de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: Dcl, 2008. p. 141-161.
RAMOS, Graça. As imagens nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
SIMÓN, Fernando Guzmán. Prólogo. In: ESCAÑO, Carlos. Pedagogías de la mirada. Madrid: Dykinson, 2022.




















