Formação Literária e Literacia visual: uma análise da obra “O barco dos sonhos” de Rogério Coelho

Autores

Palavras-chave:

Livro de imagem, Formação de Leitores, Literatura infantil

Resumo

As imagens dos livros de literatura infantil são textos visuais que permitem aos leitores uma interação dialógica de produção de sentidos com a obra. A literatura se destaca como arte que se expressa em palavras e em imagens, de modo a refletir sobre a dimensão estética literária das narrativas visuais presentes nos livros de imagens. Este artigo objetiva analisar a obra “O barco dos sonhos”, de Rogério Coelho, a partir da qualidade estética literária que o livro apresenta. Para tanto, optou-se por uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa. Como embasamento teórico, apoiou-se nos estudos de Manguel, Santaella, Ramos, Fillola e Hortin, entre outras referências que discutem as temáticas. O estudo apontou que a imagem narrativa na literatura favorece o desenvolvimento da educação do olhar, instigam a leitura e podem beneficiar o envolvimento do leitor com a da obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Magalhães Naves, Universidade de Évora

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Évora - Portugal, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Pedagoga e Administradora. Professora colaboradora e pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita - NELLE/UFLA. Pesquisadora integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Literatura Infantil GEPLI-GPELL-CEALE/UFMG.

Email: ludnaves@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8092-3611

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona. Docente do Departamento de Gestão Educacional, Teoria e Práticas de Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Lavras – UFLA. Coordenadora e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita - NELLE/UFLA. Bolsista Produtividade FAPEMIG/ CNPq.  Email: ilsa.goulart@ufla.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9469-2962

 

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARROS, Manoel. O guardador de águas. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2017.

BELMIRO, Célia Abicalil. Livro de imagens. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro. (Org.). Glossário Ceale: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para Educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. p. 203-204.

CHARTIER, Roger. (Org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

COELHO, Rogério. O barco dos Sonhos. Positivo: Curitiba, 2015.

COELHO, Nelly Novaes. Panorama Histórico da literatura infantil/ juvenil. 3. ed. Refundida e ampliada. São Paulo: Quíron, 1985.

CUNHA, Maria Antunieta Antunes. Experiência estética literária. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro. (Org.). Glossário Ceale: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para Educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. p.112-113.

Esconderijos do tempo. Ler, sentir, sonhar, assistir, ouvir, brincar, viver por Cristiane Rogerio. O barco dos sonhos. Disponível em: http://esconderijos.com.br/o-barco-dos-sonhos/ Acesso em: 29 abril 2025.

FILLOLA, Mendoza Antonio. La educación literaria: bases para la formación de la competencia lecto-literaria. Málaga: Ediciones Aljibe, 2004.

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. Relações que entremeiam leitor e livro: da materialidade à afetividade. Revista Álabe, Almería, n. 12, p. 1-16, jul./ dez. 2015. Disponível em: https://ojs.ual.es/ojs/index.php/alabe/article/view/7518 Acesso em: 10 jan. de 2025.

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Um livro, diferentes modos de ler. Revista Leitura: Teoria & Prática, 29, 27-35, 2011. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/54 Acesso em: 10 jan. de 2025.

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Em meio à subjetividade da leitura: marcas de um leitor subjetivo. Revista De Estudos De Cultura, v. 10, n. 26, p. 1–18, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.21874 Acesso em: 10 jan. 2025.

GOULART, Ilsa Carmo Vieira. Leitura, leitura literária e ensino: representações discursivas da década de 1980. Lavras: editora Ufla, 2023. Disponível em: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58685 Acesso em: 10 jan. 2025.

HORTIN, John. A. Employing visual literacy techniques. Educational Considerations: Vol. 8: No. 3, 1981. Disponível em: https://doi.org/10.4148/0146-9282.1880 Acesso em: 29 abril 2025.

LANGLADE, Gerard. O sujeito leitor, autor da singularidade da obra. In: Rouxel, Annie; Langlade, Gerard; Rezende, Neide Luzia de (Orgs). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

LINDEN, Sophie Van Der. Para ler o livro ilustrado. Trad. Dorotheé de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia de Letras, 2001.

NAVES, Ludmila Magalhães. Educação para/do olhar: a dupla representação da ilustração nos

livros de imagens de Marcelo Xavier. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

NAVES, Ludmila Magalhães; GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. As discussões sobre o livro de imagens no cenário da literatura infantil. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, p. e11834, 2024. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11834 Acesso em: 10 jan. 2025.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: Palavras e imagens. Tradução de: Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

OLIVEIRA, Ieda. de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: Dcl, 2008. p. 141-161.

RAMOS, Graça. As imagens nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

SIMÓN, Fernando Guzmán. Prólogo. In: ESCAÑO, Carlos. Pedagogías de la mirada. Madrid: Dykinson, 2022.

Downloads

Publicado

04/09/2025

Como Citar

NAVES, L. M.; GOULART, I. do C. V. Formação Literária e Literacia visual: uma análise da obra “O barco dos sonhos” de Rogério Coelho. Revista Cocar, [S. l.], n. 39, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10746. Acesso em: 16 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos